E-marketing Nas Empresas
Por Sandra Regina da Luz Inácio | 14/11/2008 | AdmConceituação de e-marketing
Milhares de empresas já estão na internet. Muitos desses sites web oferecem aos usuários uma ampla variedade de serviços.
Está claro que os profissionais de marketing estão entrando no e-marketing para encontrar, atingir, comunicar e vender .
E-marketing é um processo destinado a vender produtos e serviços para um público-alvo que utiliza a internet e sistemas de informação on-line, mediante a adoção de ferramentas e serviços on-line de uma maneira estratégica e coerente com o programa de marketing global da empresa.
Os benefícios da presença eletrônica sob a visão do e-commerce
Uma empresa pode marcar presença eletrônica na web de duas maneiras: comprando espaço em um serviço comercial on-line ou abrindo seu próprio site web. Comprar espaço num serviço comercial envolve alugar espaço de memória no computador da empresa de serviço on-line ou estabelecer um link do próprio computador da empresa com o shopping center da empresa de serviço on-line.
Em geral, os serviços on-line projetam a loja virtual, pela qual a empresa paga uma taxa anual e um pequeno percentual das vendas on-line.
Entretanto, milhares de empresas criam seus próprios sites web, normalmente ajudadas por uma agência de design web.
Esses sites assumem duas formas básicas:
a) Site Web Corporativo: é um site que oferece informações básicas sobre a história da empresa, missão e filosofia, produtos e serviços e localização. Ela pode também oferecer informações atualizadas, dados de desempenho financeiro e oportunidades de emprego. Esses sites são criados para responder as perguntas dos clientes por e-mail, construir relacionamentos mais estreitos e gerar interesse pela empresa.
b) Site Web de Marketing: é um site que projeta o marketing para atrair os clientes atuais e potenciais para uma compra ou outro resultado de marketing. O site pode incluir um catálogo, dicas de compras e promoções, como cupons, eventos de venda ou concursos. A fim de atrair os visitantes, a empresa promove seu site web em propaganda impressa, por radiotransmissão e através de anúncios em banners que aparecem em outros sites web.
Desta forma pode-se conseguir prender a audiência e direcioná-lo a aprender sobre seus produtos e serviços e o resultado será uma participação mais longa e um maior envolvimento.
Manter uma presença comercial on-line representa uma vantagem sobre as empresas que ainda não se dispuseram a fazê-lo. Isto proporciona um canal alternativo para a promoção e a distribuição de produtos e serviços.
Nota-se com isto que, além de mostrar a empresa, pode-se também mostrar de forma detalhada a linha de produtos, suas características, atributos, preços, o diferencial oferecido pelo produto em relação aos da concorrência e tudo mais que valha a pena destacar.
As estratégias de venda podem ser dimensionadas de acordo com necessidades específicas, uma vez que cabe ao consumidor escolher a trilha que o conduzirá às informações necessárias para fundamentar a sua decisão de compra.
Desta forma, uma loja de eletrodomésticos, por exemplo, pode selecionar o item “torradeira” e então visualizar as fichas técnicas e fotografias de todos os modelos disponíveis. Com base nesses dados, ele escolhe a torradeira de sua preferência e faz encomenda preenchendo um formulário on-line.
O espaço na superestrada da informação não é problema , pois pode-se criar quantos arquivos de dados ou figuras quiser, pois o espaço é barato.
Na web, cada produto pode ser visualizado e demonstrado individualmente, com ilustrações e especificações completas e os arquivos contendo textos ou desenhos podem ser armazenados on-line para que os consumidores os examinem quando desejarem.
A qualidade gráfica das imagens estáticas é bastante satisfatória nos monitores atuais. Isto significa que os consumidores podem ter uma idéia bastante realista da aparência do produto e além do mais o consumidor tem acesso rápido a informação
Um fato é indiscutível: a tecnologia oferece uma série de possibilidades para o profissional de marketing criar e veicular mensagens capazes de alavancar as vendas.
A tecnologia também atua como um elemento nivelador das empresas de grande e pequeno portes, pois a tecnologia faz com que as empresas possuidoras do conhecimento – sejam elas grandes ou pequenas – tenham maior vantagem e alcancem mais rapidamente os consumidores. Quem for mais esperto sobreviverá: o tamanho não é mais importante, pois pequenas empresas podem parecer grandes.
As empresas podem beneficiar com o marketing on-line de várias maneiras. Com ele é possível:
a) Alcançar uma audiência refinada em um ambiente que ainda não está saturado pela concorrência.
b) Atingir um grupo definido de consumidores com precisão, e desenvolver um diálogo contínuo com eles.
c) Efetuar transações comerciais eletronicamente e a um baixo custo. Mensagens de e-mail e arquivos de dados podem ser transmitidos para consumidores selecionados ou listas de clientes em questão de segundos, e tudo por apenas alguns centavos.
d) Dinamizar o processo de vendas, permitindo que os fabricantes se comuniquem e vendam diretamente para os usuários finais, sem a necessidade de recorrer a canais clássicos de distribuição.
e) Agir com maior rapidez, acrescentando produtos a listagens e modificando propostas de venda em questão de instantes.
f) Manter o controle da interação, dos passos e dos resultados das vendas.
A viabilidade da criação de um web site marketing para pequenas empresas
De acordo com o exposto pode-se analisar que o e-commerce é uma ferramenta imprescindível para as transações de b2b e b2c e o segmento de informática mostra-se cada vez mais promissor.
O marketing eletrônico apresenta baixos custos, bem como para criação de um home page. Assim, podemos afirmar então que, independentemente do porte da empresa, é possível marcar presença on-line.
O grande número de pequenas empresas na web se dá devido aos custos dessa mídia serem bastante acessíveis – limitando-se, basicamente, ao aluguel de espaço em um provedor e ao pagamento pelo serviço de criação da página.
Com certeza a marca do produto que se pretende comercializar na Internet é um fator determinante na hora da compra, porque o consumidor normalmente já tem um vínculo e uma confiança na marca, o que em situação de desconhecimento desta, acarretaria muito mais custos no que refere-se a divulgação, aceitação e fidelização.
Um bom site pode ser um grande gerador de negócios e muito mais do que um cartão de visitas eletrônico. Deve transmitir de forma muito clara quem é a empresa, o que ela faz e para quem. Pode ser também um folder eletrônico para sua equipe de vendas.
É importante ressaltar que um bom site é tão importante para a formação da imagem da sua empresa quanto a localização do seu ponto de venda ou a fachada da sua loja.
Hoje, com a tecnologia, as empresas que praticam um marketing moderno - mesmo que se trate de marketing de massa – têm a possibilidade de assumir o papel de pequenos proprietários, novamente fazendo negócios com indivíduos, um de cada vez. O computador lhes proporciona uma memória infalível das necessidades individualmente diferenciadas de todo cliente. Você têm condições de estimar o potencial futuro de cada um. A sua empresa pode iniciar pequena, mas independentemente das proporções que venha a atingir, essa revolução tecnológica já lhe possibilitou manter o papel de pequeno proprietário com cada cliente, mesmo que você tenha milhões de clientes.
A web tem o potencial de minimizar o custo por mil (CPM) clientes que você atinge com as mensagens de marketing. Ao estimular a fidelidade, você também diminui os custos associados ao marketing para cada cliente com o tempo, pois os clientes atuais não precisarão do mesmo nível de investimento em marketing que precisavam quando você os adquiriu como clientes.
A tecnologia da web, por si só, não oferecerá uma vantagem competitiva.
Tornar conveniente para seus clientes ou usuários on-line obter um benefício substancial daquilo que sua empresa oferece será a chave para sua vantagem competitiva.