É hora de comprar seu carro!

Por R. L. GALIZA | 22/05/2012 | Crônicas

 

É HORA DE COMPRAR O SEU CARRO!

 

Uma vez mais, sempre com Manteiga para entrar melhor, o governo zera o IPI do carro 1.0 (o menorzinho), e acerta com os bancos, montadoras, e revendedoras juros menores e maior prazo de financiamento. É quase um milagre econômico, para os bancos, montadoras e revendedoras, é claro!

 

É mais uma boa ação da nossa Gerenta? Cada um que tire suas próprias conclusões.

 

Com a medida, a tendência é o aumento na venda desse tipo de carro. É a alegria de quem finalmente vai parar de se espremer no interior dos confortáveis e pontuais ônibus que circulam na cidade. Mas tem um detalhe. Aqui em Manaus, onde os buracos estão cheios de vias e estradas em volta, o consumidor corre o risco de comprar um automóvel e não conseguir rodar com ele. Menos por culpa das crateras que sinalizam nossas ruas, e mais pela falta de espaço. Menos pela prática diária do rally casa/trabalho/casa, e mais pela falta do dinheiro para a gasolina.

 

Nós sabemos que a leniência dos últimos governantes barés, em relação a engenharia de tráfego local, pode ter sido fatal, tendo como maior consequência o colapso do sistema viário de Manaus (não precisa entrar em pânico, para a Copa basta decretar feriado). Em resumo: o trânsito da nossa cidade é um inferno!

 

Quanto ao medo de passar pelos postos de gasolina, esse é resultado do preço exorbitante que pagamos para abastecer, mesmo vivendo em um país que, há alguns anos, não precisa importar sequer um litro do ouro negro. Mas o Presidente da Petrobras explicou que o preço da gasolina no Brasil não pode baixar, pois o processo, num nível apriorísitco, está atrelado, como contingenciamento solidário impulsionando pela globalização, a um nivelamento internacional de bloqueio à especulação... Você entendeu? Nem eu! É assim que entra.

 

Mas se um dia foi tudo pelo Social, hoje vale tudo pelo crescimento. E quem sou eu para questionar medida tão inventiva (original), progressista, incentivista, endividadista e congestionista? E lembre-se: respeite a fila!

 

 

 

Manaus, 21 de maio de 2012.

 

R. L. Galiza