DUALIDADE GRAMATICAL - CN E ADJ. ADN
Por Mara Rogelma Soares Torres Frazão | 01/09/2010 | EducaçãoÁREA DE ESTUDO, TEMA E DELIMITAÇÃO DO TEMA
A área de estudo é o ensino da língua-materna e o tema proposto é a análise do processo de construção do complemento nominal nas variedades de padrões frasais.
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Este tema surgiu a partir da observação de três modalidades de uso da língua: fala, escrita e Literatura.
A razão que levou à realização deste trabalho foi analisar a colocação dos complementos nominais na análise sintática, dependendo do registro de linguagem e a importância destas manifestações para o ensino da língua materna.
Os estudos feitos não têm dado muita importância aos _____, principalmente quando se trata de ensino aos aspectos direcionados para a extensão do enunciado com complementos nominais, a repetição desta unidade sintática, como expressão de reforço, principalmente nos textos literários. Além disso, é comum aparecer textos que exigem o complemento nominal como estilo próprio de um discurso.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA (QUESTÃO-PROBLEMA)
Como se estrutura o complemento nominal, observando o tipo de antecedente, o uso ou não da preposição, a forma analítica ou sintética do complemento nominal.
PRESSUPOSTOS / HIPÓTESES
- É provável que os enunciados da fala possuam termos enfáticos, repetidos e com expressões desligadas do sintagma oracional padrão.
- É possível que as repetições, as inserções nos enunciados se justifiquem como um componente indispensável para a construção temática do enunciado.
- Podem aparecer, na escrita do enunciado em construções formais exigidas pela gramática normativa, alguns deslocamentos principalmente nas construções em que há verbo de ligação e um adjetivo na forma de particípio.
- Pode-se manifestar nos enunciados literários extensão do sintagma em busca de uma intensificação do grau de adjetivação para qualificar ou explicar um nome pontuado como importante para o autor.
- O uso incorreto da crase pode acarretar em erro injustificável no sintagma padrão.