Drogas x fundo do poço

Por Elizângela S. Borges | 07/03/2012 | Crescimento

DROGAS X FUNDO DO POÇO

 

            As drogas tem causado um estrago tremendo na sociedade em que vivemos. Para quem não sabe, a palavra droga vem do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca". As drogas são substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.  Elas levam as pessoas a cometerem vários tipos de crimes e, consequentemente, serem presas quando não, assassinadas.

            Nos presídios brasileiros presos diversos culpam suas situações atuais ao vício das drogas. São vidas destruidas, seres humanos presos mental e fisicamente em um mundo que pode não ter mais volta. A esperança para esses seres humanos só pode ser Jesus, a fé como “certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”[i] em Jesus é a única solução para uma ressocialização dessas pessoas. Muitas pesquisas e tentativas de ressocializar tais pessoas já foram feitas e nenhuma surtiu mais efeito a longo prazo do que Jesus na vida delas.

            Para se ter uma idéia das consequências drásticas que uma droga como o crack, por exemplo, causa na vida de alguém, considere um usuário que aquece uma lata de refrigerante para inalar o crack... além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos. Sem contar que o organismo passa a funcionar em funão da droga. O dependente não como ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência física.

            Assim, os usuários de drogas tornam-se pessoas esquecidas, desprezadas, excluídas da sociedade capitalista em que vivemos. Por  mais que se diga que não dificilmente a sociedade trata bem uma pessoa quando sabe que é ou foi usuária de drogas. Essa é a nossa realidade nua e crua. Daí percebemos a importância e a diferença de se buscar Jesus o qual disse em Mateus 11:28: Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei.

                Elizângela S.Borges



[i] Hb 11:1