Drenagem linfática: conheça todas as suas vantagens

Por Almy dias Fróes | 12/09/2016 | Saúde

A drenagem linfática é, sem dúvida alguma, uma forma inteligente e adequada de fazer com que seu corpo trabalhe de forma mais adequada e ajude na eliminação de líquidos e na modelação do seu corpo, evitando inclusive celulites e outras questões relacionadas.

Vamos falar mais sobre as vantagens e cuidados que você precisa ter ao fazer drenagem linfática, quais são as vantagens que ela oferece ao seu corpo, além de outros detalhes relacionados à drenagem linfática e ao seu sistema linfático.

Como funciona a drenagem linfática e quais são as suas principais vantagens?

A drenagem linfática tem como principal objetivo ajudar o sistema linfático a funcionar com toda a sua potência, já que ele vai perdendo circulação e ficando mais “grosso” com a vida agitada e complexa que temos. Isso acontece porque uma das maiores funções do sistema linfático é auxiliar com as trocas energéticas do corpo, sendo responsável por muita da purificação que o corpo faz naturalmente.

Exatamente por isso a drenagem linfática é extremamente interessante, já que ela ajuda a movimentar esse importante sistema periférico do seu corpo, o que também traz uma série de benefícios para a sua pele, por exemplo, já que com um sistema linfático mais ativo, a possibilidade da celulite aparecer é muito menor.

Outro ponto importante, que não pode ser desprezado, o efeito relaxante que a drenagem linfática possui faz dela uma opção muito além de estética, sendo uma forma extremamente eficiente de massagem relaxante para as tensões do dia a dia.

Quais são os cuidados que você precisa ter ao fazer a drenagem linfática?

Apesar de parecer “apenas uma massagem”, a drenagem linfática tem um efeito terapêutico extremamente potente no corpo, ajudando em grande parte das vezes, mas podendo também ser prejudicial quando feita no momento inadequado.

A drenagem linfática não é recomendada quando a pessoa está enfrentando um processo infeccioso, já que isso pode fazer com que o sistema linfático transfira células infectadas ao redor de todo o corpo, piorando uma situação já complexa.

Outra contra indicação , por motivos similares, é quando a pessoa está em tratamento com remédios especialmente fortes, como no caso da quimioterapia, já que isso pode fazer com que o efeito dos remédios utilizados seja afetado, causando mais problemas do que ajudando, além da chance de transportar células cancerígenas para outros órgãos.

Finalmente os problemas cardíacos e vasculares, como risco de trombose e hipertensão podem fazer com que essa técnica seja contra indicada.

Como percebemos, a drenagem linfática realmente pode fazer muito bem e ajudar você em busca do seu corpo perfeito, então aproveite e experimente!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!