Doutrina espírita e o mundo espiritual
Por thiago eduardo dos santos gimenes | 31/08/2011 | ReligiãoDoutrina espírita e o mundo espiritual
Thiago Eduardo dos Santos Gimenes
"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei"
Doutrina que se torna conhecida á partir de do século 18, fundamentasse nos estudos de Hippolyte Léon Denizard Rivail , mas conhecido como Allan Kardec e nos fenômenos por ele estudados. O espiritismo se torna a explicação mas bem aceita sobre a existência de Deus, e da imortalidade da alma, isto devido a suas explicações racionais baseada em observações do codificador da doutrina reveladora.
Uma nova perspectiva sobre como se da à vida após a morte do corpo físico, nos trás a visão sobre o que esta escondido sobre o véu que encobre nossos olhos, o mundo invisível, a preservação do espírito eterno e a bondade divina.
Os fenômenos espíritas na realidade se naturalizaram na sociedade parisiense através da codificação de Kardec, mas já possuía vários registros de sua existência na historia mundial. Fora com o fenômeno das mesas girantes não só apreciadas por Kardec, mas também por grandes nomes como Victor Hugo, Ammianus Marcellinus, o grande gênio, teólogo e doutor da Igreja, Quintus Septimius Florens Tertu-llianus, o historiador latino, Ammianus Marcellinus, entre outros celebres nomes, que se comprovam os fatos e se afamaram as reuniões espíritas.
Foram varias as formas de se presenciar a inteligência espiritual pelo tempo, o caso das mesas girantes é apenas mais um mais que podemos conceber como a forma primitiva da comunicação mediúnica. Ocorria através de pancadas que devido a quantidade, apontava letras para formar frases em respostas aos questionamentos dos que se utilizavam desse fenômeno como divertimento no café da tarde da classe nobre. Mais tarde surge a vigente psicografia automática. Observarasse nestes encontros a levitação da mesa por cima dos médiuns, podendo chegar por sobre suas cabeças, e as mesas que falam. Como anteriormente exemplificado, grande nome nos fenômenos das mesas fora Victor Hugo, que através de sua observação obteve mensagens de outros grandes personagens já desencarnados, como os espíritos de Shakespeare, Moliére, Galileu e outros.
Ao passo que se desenvolvia as comunicações, mais claras e visíveis se tornavam os fatos da possibilidade de comunicação com entidades do mundo espiritual. Foi no ano de 1854, que pela primeira vez Allan Kardec, homem culto e de alto prestigio na sociedade, através de alguns amigos toma conhecimento de tais fenômenos tido como anormais, os estudando profundamente. Fica assim declarado como o codificador da doutrina espírita, está que defende á existência de Deus, da imortalidade da alma, e na obrigação do progresso. Este que nos coloca em uma posição de continuo aperfeiçoamento moral e intelectual, e que nos permitira um dia viver em harmonia com Deus e todos os demais irmãos espirituais.
O mundo espiritual, invisível mais real.
O mundo não visível aos sentidos grosseiros da matéria humana possui dentro de cada religião, doutrina, ou crença, características particulares. Seja qual for à maneira de se perceber esta temática, o importante é que o mundo espiritual atua sobre o nosso mais do que imaginamos. Todo o universo é regido por leis perfeitas e imutáveis, desde o movimento dos planetas á renovação do universo. A crença de que algo se cria a partir do nada, não faz jus à razão moderna, pois nada se cria sem uma inteligência superior. E Isto se aplica também a vida do homem.
? Desencarne e retorno
Após o desenlace do espírito dos cordões que o faz prisioneiro ao corpo, o espírito retorna á pátria original, ao mundo real. Um exemplo deste mundo espiritual pode ser visto nos casos de colônias espirituais , onde os recém desencarnados são recolhidos para se recuperarem da viagem de volta. Ou nos casos de suicídio (o vale dos suicidas) , e vidas malévolas, que levam a um mundo de aguardo chamado Umbral , ou mais comumente conhecido como purgatório. No mundo espiritual os espíritos alem de receber auxilio fraternal, tem a possibilidade de estudar e analisar seus erros, planejando sua próxima existência e as provas que passara em nova reencarnação, para recuperar os erros anteriores.
Alguns relatos nos dizem o seguinte sobre o mundo invisível que nos cerca: ´´Nos relatos de espíritos que narram seu retorno ao mundo espiritual, há sempre o componente do trabalho. Logo que tenham se recuperado dos traumas da desencarnação, começam a sentir necessidade de atividades. Muitos voltam a estudar, porque lá também há escolas, universidades, etc.. Outros pedem trabalho que lhes é fornecido de acordo com suas capacidades e aptidões. Mas por lá também há lazeres os mais variados, dependendo também dos gostos e projetos evolutivos dos habitantes.
Assim, aquela idéia de um céu de inativos, cantando glórias a Deus pela eternidade afora... ou sentados no beiral de uma nuvem, tocando harpa... não condiz com a realidade É um mundo ativo que da prosseguimento a eternidade, onde as capacidades mentais funcionam a totalidade. Mundo onde reina o amor e fraternidade entre irmãos.
Portanto conclui-se que a nova doutrina emergente numa sociedade extremamente racional, vem nos desvendar os mistérios da lei divina, com uma visão compatível com nossa inteligência. Sempre aguardando pacientemente a evolução moral da humanidade, chegamos a um momento no qual o véu escuro que encobre nossos olhos caíram por terra, pois o mundo espiritual existe e nos comunica diariamente, rompendo com crenças atrasadas e imobilizadoras da evolução moral, intelectual e humana. O mundo real esta sendo desvendado, e como disse Jesus,´´ a verdade esta ai, quem tem olhos veja, e quem tem ouvidos ouça ´´ as boas novas que lhe trago. O espiritismo como ´´ luz do novo milênio, é o consolador prometido para os últimos dias, conhecimento que trará respostas as necessidades humanas de saber o que a no porvir?! Que a bênção do nosso querido mestre Jesus esteja com todos, Amén.