Dosímetro: tipos e funções
Por Sonia Sanches | 09/08/2012 | AdmUma análise sempre muito importante a se fazer é a de dosimetria, que consiste em determinar uma dose, na maioria dos casos de radiação, a que uma pessoa, um ambiente, um local está submetido. Um dosímetro é um dispositivo que se ocupa disso. Um exemplo de dosimetria é a que se faz para investigação a respeito do ruído de um determinado local. A esse tipo de dosimetria, utiliza-se de um dosímetro de ruído.
É bastante comum encontrar um dosímetro em ambientes como hospitais e clínicas, empresas, principalmente metalúrgicas, pois se torna necessário por uma medida de segurança para todos os funcionários do local. Em locais como salas de exame, como por exemplo, raios-x, o dispositivo serve para alertar sobre a dose a qual todos dos ambientes estão submetidos.
Atualmente, visando reforçar a segurança de muitos técnicos, uma barreira é construída em uma parte da sala de exames de raios-x, a qual os profissionais da área de saúde permanecem, enquanto o paciente é submetido a radiação. É importante frisar que a dose de radiação a qual um paciente que fará um exame de raio-x é mínima. No entanto, para profissionais da área, que lidam com tais doses diariamente, uma exposição sem a devida proteção, além de se configurar extremamente desnecessária, visto que é o paciente o objeto de estudo, se mostra prejudicial à saúde. Isso porque se tratariam de exposições contínuas.
O monitor de radioatividade também é uma espécie de dosímetro e pode ser muito útil nesse sentido. O dispositivo alerta para a dose a qual se está sujeito em determinado local. Muitas vezes quando se ouve falar em radiação, pode-se pensar que ela existe, mas somente em clinicas e hospitais. No entanto, a radiação está na natureza. As pessoas são constantemente sendo irradiadas pela radiação solar. Assim, esses equipamentos de medição são formas de se controlar e manter segurança de todos.
Não só a radiação é prejudicial à saúde humana. E os equipamentos de medição também não se restringem a ela. Um outro aparelho muito eficaz e útil por exemplo, muito usado nos últimos tempos é o bafômetro digital e também o próprio dosímetro de ruído citado anteriormente. Com ele, o indivíduo ou uma empresa, pode controlar o som emitido e que chega aos ouvidos de todos os envolvidos em determinados locais. O mais interessante de dispositivos como estes, é que permitem de forma rápida e acessível um olhar mais cuidadoso em um ambiente.