Dor de cabeça

Por Brenno Aguiar | 28/08/2012 | Sociedade

A dor de cabeça é uma doença que ataca pessoas de todas as idades, e que muitas vezes sofrem durante anos com esse problema sem nunca o conseguirem eliminar definitivamente.

Por norma todo o mundo quando sente esse tipo de dor recorre imediatamente a um qualquer remedio para dor de cabeça analgésico, não importa a marca, nem os efeitos colaterais que possui, um qualquer daqueles que estão lá no armarinho do banheiro serve. Mas muitas vezes esses medicamentos, na realidade mais não fazem do que aliviar sua dor por umas horas voltando a senti-la quando o seu efeito passar.

As dores de cabeça podem não ter origem na cabeça, raramente nos lembramos disso certo? Ela está ali, na cabeça, por isso o problema vem dali, mas na maior parte das vezes não é assim.

Estas dores podem, por exemplo, ter origem em problemas relacionados com a zona muscular, que além da dor de cabeça podem lhe dar outros sintomas derivados ou simultâneos como câimbras (ou nas pernas ou em outros músculos da zona da cabeça), tonturas, dores no ombro, dor de ouvido, etc. e que na maior parte das vezes são problemas facilmente tratados sem ser necessário recorrer a drogas – imagine-se tomando um medicamento para a dor de cabeça, uma droga para as tonturas e um remedio para dor de ouvido. Isso seria uma perfeita loucura certo?

Pior do que ter uma dor de cabeça é efetivamente ter dores reflexas associadas, o que vai agravar ainda mais seu estado de preocupação.

Dores reflexas são sintomas que aparecem fora do local efetivo da dor, é como se o organismo estivesse tentando mandar uma mensagem cá para fora dizendo que algo não está bem.

Você pode experimentar vários tipos de dores reflexas como dor nos olhos, dor no peito, dor na garganta, etc. O que muitas vezes leva as pessoas a procurarem médicos destas especialidades que não detetam nada nos seus exames.

Lembre-se que muitas vezes são as dores de cabeça que provocam as dores reflexas, nem sempre é ao contrário, ou seja, sua dor de olhos que o levou ao oftalmologista pode não significar que você tem um problema de visão mas antes que tem um problema de dor de cabeça que originou essa dor de olhos, e por sua vez essa dor de cabeça nada mais é do que uma dor muscular, que passará adotando uma postura diferente, fazendo uma terapia de relaxamento ou massagem por exemplo.

Antes de partir para a toma de medicamentos pense nessa nossa sugestão e tente primeiro algo mais natural, quem sabe seu problema não fica resolvido à nascença.