Doença de Crohn

Por Luís Miguel Oliveira Soares | 17/04/2013 | Arte

RESUMO

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica, transmural e segmentar que pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até ao ânus, mas, a sua localização preferencial é a nível do íleon terminal. Caracteriza-se pela formação de úlceras, fístulas, estenoses e granulomas, evoluindo, caracteristicamente, por períodos de agravamento e remissão. Apesar de inúmeras considerações a etiologia e patogénese ainda não são conhecidas mas, o conceito prevalente é que resulta da combinação de uma predisposição genética com fatores ambientais, alterações da parede intestinal, diminuição da eliminação bacteriana e perda de tolerância a antigénios comensais.
Não existindo cura médica ou cirúrgica apesar do enorme leque terapêutico disponível, há a necessidade da procura de novos tratamentos pois, alguns doentes, não respondem às terapêuticas atuais ou, não toleram os seus efeitos secundários.
Finalmente, a existência de múltiplas inflamações que extravasam o trato gastrointestinal, chamadas, manifestações extraintestinais da doença de Crohn, vem contribuir para a existência de um verdadeiro síndrome inflamatório.
Enquanto não se conhecer a etiologia e patogénese da doença de Crohn estamos perante um desafio na procura do conhecimento de uma doença que, a nível mundial, continua a alastrar, indiferente ou até, aparentemente, induzida pela melhoria das condições de vida.

Artigo completo: