Doar óvulos ajuda casais a cumprir o seu sonho

Por Malo Clinic - Ginemed | 09/06/2017 | Saúde

Nem todos os casais são férteis, mas nem por isso deixam de sonhar em ser uma família. A doação de óvulos pode solucionar este problema.

Para muitos casais, serem inférteis já não é sinónimo de ficarem sem filhos ao longo da sua vida. As descobertas científicas e novos procedimentos médicos fizeram com que a probabilidade destes casais serem pais aumentasse. Mesmo a falta de óvulos disponíveis para fertilização deixou de ser um problema de fertilidade, graças à doação de óvulos.

A doação de óvulos, como funciona

A mulher que deseja ser mãe, antes de optar pela opção de óvulos doados, deve ser examinada por um especialista, para confirmar se o seu corpo está preparado para uma gravidez e se poderá, ou não, correr um risco de saúde. Principalmente, se a mulher tiver 40 anos ou mais.

Assim que se decidir, e se o especialista a considerar apta para o processo, dá-se início à seleção de candidatas à doação, a partir das características físicas e genéticas da futura mãe. A partir daqui será submetida à injeção de hormonas, como estrogénio, para avaliar a resposta do corpo à receção de um embrião.

Caso este período de avaliação corra bem, e a doadora já esteja selecionada, ambas as mulheres iniciarão um ciclo sincronizado, com a ajuda da pilula. Depois, a dadora irá receber medicamentos de fertilidade para promover a maturação do maior número de óvulos durante o seu ciclo. Enquanto que a futura mãe irá receber doses de estrogénio suficientes para preparar o útero para receber o embrião.

A partir daqui serão extraídos os óvulos e o companheiro irá doar uma amostra de esperma, para combinar com os óvulos e para se proceder à fecundação de forma artificial. Após três a cinco dias, os embriões estarão formados e dois a três deles irão ser transferidos para o corpo da mulher recetora, através do procedimento normal de fecundação in vitro (FIV).

A taxa de sucesso deste procedimento, a nível global, ronda entre os 48% e os 50%. Para mulheres acima dos 40 anos, as oportunidades crescem cinco vezes mais do que com os seus próprios óvulos.

Quem beneficia com a doação de óvulos

As mulheres com 40 anos e mais, não são as únicas a beneficiar da doação. Há mais casos que podem beneficiar de uma doação de óvulos:

  • Uma mulher que tenha o período irregular;
  • Falha prematura nos ovários, devido a um problema genético ou de uma doença autoimune;
  • Falta de resposta a nível de fertilidade dos óvulos;
  • A presença de poucos óvulos no corpo;
  • A falta de resposta a medicamentos de fertilidade;
  • A mulher não consegue ter uma gravidez de sucesso, apesar de repetidos ciclos de FIV;
  • O risco de transferência de doenças genéticas a partir da mãe.

Como doar óvulos

Se quiser ajudar estes casais, tem de estar consciente que as nossas voluntárias passam por um exame físico e psicológico exaustivo, onde incluímos um Teste de Contabilidade Genética para evitar a transmissão de possíveis doenças genéticas. É por esse motivo que é conduzido um processo de seleção rigoroso e porque só aceitamos candidatas entre os 18 e os 30 anos, pensado em si e na mulher que quer ser mãe.

Saiba mais em como pode doar óvulos. Doando, ajuda alguém a cumprir um sonho.