Dízimos e ofertas - estudo

Por J Barros | 05/08/2013 | Bíblia

A questão das contribuições nas igrejas talvez seja o assunto mais delicado que existe. Há mais ou menos quarenta anos, quando as igrejas evangélicas ainda eram exíguas, pouco se ouvia falar publicamente a respeito da palavra dízimo

O tempo passou e a igreja evangélica cresceu chegando hoje a 32% da população brasileira. Ela continuou o seu papel de pregar a palavra de Deus de forma completa, inclusive sobre o assunto das contribuições.

Na verdade não há nada de errado falar sobre dízimos e ofertas, até porque foi Jesus mesmo quem deu o maior exemplo. Em todo o Antigo Testamento temos muitos textos que abordam a questão da fidelidade do povo, e a maioria destes textos tem a ver com as contribuições.  A título de exemplo, havia a tribo dos levitas, a qual era sustentada pelos dízimos das demais. Em contrapartida os levitas eram responsáveis pela manutenção da Casa do Senhor, no sentido completo da organização do culto.

 Um raciocínio simples e lógico

O fundamento para entregar o dízimo e muito simples: Se pensarmos bem, tudo o que temos aqui é proveniente de Deus! Ele é a fonte de tudo, de nossa saúde, primeiramente, porque sem ela não poderíamos trabalhar e conseqüentemente não haveria renda. Então Deus nos concedeu a saúde para trabalharmos, mas ele mesmo espera que obedecemos voluntariamente a sua Palavra. Em Malaquias 3.10 está escrito assim:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."

Por outro lado a obediência a Deus não deve ser algo constrangedor. A Bíblia mesmo declara: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." (2 coríntios 9.7) Essa alegria envolve acima de tudo a nossa gratidão pelo fato de poder contribuir para a obra de Deus na terra. A obra de Deus visa alcançar outras pessoas para conhecerem a salvação que ele mesmo providenciou.

O mais triste no tocante aos dízimos e ofertas é a opinião daqueles que não compreendem o significado deste ensino e passam a atacar os pastores. Mas uma coisa deve-se entender: os verdadeiros pastores não pedem dízimo para ninguém, eles simplesmente ensinam o que Jesus ensinou. A obediência fica por conta de cada um dos que fazem parte da igreja.

Saiba mais sobre dízimos e ofertas, estudo sobre a salvação com inúmeras passagens bíblicas contextualizadas. Visite-nos: Blog do Semeador.