Diversidade e respeito às diferenças

Por Ronald Corradi Costa | 25/11/2016 | Educação

Viver o multiculturalismo e respeitar cada um como sendo único, é algo difícil, complicado, porém, ao mesmo tempo é instigante, pois respeitar a diversidade cultural talvez seja um dos grandes desafios atuais da humanidade.

A Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, publicada pelas Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2005, nos diz que diversidade cultural é:

“[...] multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. A diversidade cultural se manifesta não apenas nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite o patrimônio cultural da humanidade mediante a variedade das expressões culturais, mas também através dos diversos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias empregados.”

O multiculturalismo precisa ser aceito, valorizado e compreendido como um patrimônio da humanidade, pois somos o resultado da singularidade e adaptação de cada grupo social que historicamente foram buscando para si aquilo que necessitavam em determinado momento, constituindo assim um dos mais valiosos bens da humanidade que é a diversidade cultural.

A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, publicada pela UNESCO em setembro de 2002, sobre a diversidade cultural nos fala no art. 1º que a cultura adquire formas através do tempo e espaço e essa diversidade é manifestada através da originalidade e pluralidade que caracterizam os grupos e sociedades que compõem a humanidade e no art. 2º onde trata do pluralismo cultural, que nossas sociedades estão cada vez mais diversificadas tornando-se indispensável garantir uma iteração harmoniosa entre as pessoas e o respeito à diversidade cultural é uma das garantias para a conservação dos direitos humanos.

A diversidade cultural não significa formar grupos uniformes com as mesmas dificuldades, porém ela favorece a troca de experiências e o crescimento pessoal contribuindo para a formação do futuro cidadão.

O termo diversidade cultural torna-se um tema atual e relevante quando a escola desenvolve um ensino que procura atender a multiculturalidade de seus alunos, sem exceção. Todos nós somos diversos, não há no mundo alguém que seja totalmente igual ao outro.

Concluindo, o reconhecimento da diferença, o diálogo, se colocar no lugar do outro e vivenciar situações com outra ótica são pontos de partida para que se possa conviver em harmonia e a educação tem um papel fundamental trabalhando no cotidiano com ações que valorizem e incentivem o respeito a diversidade e o repúdio a todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade ou preferência sexual, entre outras tantas.

Referências:

FLEURI. Reinaldo Matias (Orgs.). Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edifurb, 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32111>. Acessado em 04 de outubro de 16

Afornali e Faria O MENINO, O VENTO E A PIPA Disponível em <http://docslide.com.br/documents/o-menino-o-vento-e-a-pipa.html>. Acessado em 04 de outubro de 16

Araujo, Francisca Socorro Multiculturalidade Disponível em <http://www.infoescola.com/sociologia/multiculturalidade/>. Acessado em 04 de outubro de 16

Pellegrini , Denise Respeitar as diferenças Disponível em <http://novaescola.org.br/conteudo/294/respeitar-diferencas> Acessado em 05 de outubro de 16