Divagações Cosmológicas

Por Jorge Meneses | 04/03/2008 | Arte

1-Na Cosmologia Newtoniana houve a preocupação de pensar na expansão/compressão do Universo tomando uma esfera da superficie da qual saíam particulas com velocidades que foram confrontadas com a velocidade de escape.Nos meus apontamentos não me preocupei, ao principio, com esse aspecto. A expansão surge com o fluir do raciocinio.Parti do principio filosofico em que « o Universo é tudo o que existe.Massa ,energia,radiação,espaço,tempo,etc...,etc...Assim, tudo o que sair do Universo deixa de existir pois inclusivé sai do espaço e do tempo não podendo portanto ser »Esta filosofia é encorajada pelo calculo do raio de Schwarzschild para a massa estimada do Universo o qual conduz ao raio estimado do Universo. Isto é, o Universo funciona como um buraco negro nada podendo portanto sair dele. Pode assim escrever-se:

4-Por ultimo,a expansão do Universo.

A distancia de Meneses é uma distancia em que, para determinada massa, há o equilibrio entre a expansão e a contracção. Feitas as contas para a massa estimada do Universo obtem-se o raio estimado do Universo. Ou seja, á distancia do raio do Universo há equilibrio entre a contracção e a expansão do Universo. Porem, como a massado Universo está aumentando com o tempo, a distancia de equilibrio vai aumentando. Isto é , actualmente o Universo está em expansão. Então a expansão, estabilização, ou contracção do Universo está intimamente ligada ao comportamento da sua massa. Se a massa aumenta, o Universo expande. Se a massa é constante, o Universo é estatico. Se a massa diminui o Universo contrai.

FANTASIA:

A variação da massa não se pode processar em condições normais.Terá que se processar em condições especiais. Essas condições são a singularidade do Big-Bang. Imagino um esquema:

Nada= materia/anti-materia...Big-Bang...separação da materia da anti-materia...recombinação materia/anti-materia( recombinação incompleta sobrando materia)...materia. Penso assim que a magia do Big-Bang continua a se processar nos confins do Universo. Não certamente com a mesma intensidade e concentração do Big-Bang.

Assim para o Universo estabilizar seria necessaria a recombinação total materia/anti-materia, Para contrair seria necessaria mais anti-materia do que materia.