Dislexia

Por Cristiane Ortega Lopes | 15/08/2010 | Crônicas

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem podendo apresentar problemas na leitura, escrita, em comunicação e compreensão, e em matemática. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Muitas crianças possuem esse problema e não sabem. É comum crianças com dislexia, que ainda não foram avaliadas por um profissional, serem tratadas como "preguiçosas" e "desinteressadas" na escola, pois dificilmente uma criança com dislexia desenvolverá todas as atividades solicitadas pelos professores, pois para ela é tudo muito difícil. Algumas até partem para as brincadeiras tão indesejadas em sala de aula. A criança começa a copiar a primeira parte da lousa, pula a parte do meio e vai para o final como se não enxergasse o conteúdo que pulou. Para ela, está copiando tudo sem deixar nada para traz, pois seu cérebro não percebe a falha. Seus cadernos estão sempre incompletos, ela se recusa a ler oralmente, pois acha muito difícil se concentrar e não pular palavras. Quando lê não interpreta o que leu.
Pais com crianças com "suspeita" de dislexia devem procurar a coordenação da escola de seus filhos e solicitar um encaminhamento a um psicólogo, para que esse profissional possa investigar se realmente a criança tem dislexia e encaminhar a um tratamento.
É importante lembrar que o disléxico é inteligente e aprende tudo como uma criança qualquer, contanto que alguém leia os textos para ela e faça suas avaliações oralmente.
Tendo um laudo positivo em mãos, a família deve comunicar imediatamente a escola e se possível solicitar que os professores assinem no verso de sua cópia para garantir que seu filho tenha o atendimento escolar necessário.