Disfagia

Por Hanna Costa Silva | 01/09/2015 | Saúde

A disfagia pode ser considerada como a dificuldade de deglutição. Essa patologia não é necessariamente relacionada á dor para engolir, mas sim a um problema de fazer com que o alimento percorra o caminho até o estômago. Essa patologia é bastante confundida com a Odinogafia, mas os seus sintomas são bastante diferentes.

Existem diversas causas para a disfagia, onde são classificadas em grupos, tais como causas musculares, neurológicas, esofagianas, farmacóloga e anatômicas. O diagnóstico dessa patologia doença tem que ser realizada por um médico profissional, pois algumas das causas da disfagia podem ser graves, como tumores do esôfago ou da laringe, má formação do esôfago e até mesmo esofagite eosinofílica.

O tratamento deve se realizado logo após o diagnóstico da doença. O acompanhamento com um profissional de fonoaudiologia é essencial, pois ele estabelece uma série de exercícios para a musculatura envolvida na deglutição, aumenta a duração e força dos movimentos da faringe e desenvolve um melhor movimento e coordenação dos movimentos envolvidos na deglutição.

Além disso, o fonoaudiólogo auxilia nos engasgos ao se alimentar, diminui a sensação de alimento parado na garganta e reduz o tempo de reabilitação do paciente, com o objetivo de devolver a qualidade de vida á ele. O processo terapêutico é individual, sendo um método específico para cada tipo de paciente e pelo grau da patologia.