Discurso de Formatura

Por Josias Antonowiski | 02/05/2017 | Educação

Autor: Josias Antonowiski

Primeiramente uma boa noite pais, familiares, amigos, professores e todos os profissionais responsáveis por esta instituição. Creio que o mérito desta noite não seja somente nosso, mais sim de todos vocês, pois não seria possível a realização deste evento de grande importância para nós formandos, sem a dedicação de todos a nossa volta.

Inicialmente gostaria de agradecer a Deus, por nos conceder o dom da vida e graça de aprender. Meu outro agradecimento vai aos pais por batalharem diariamente para nos educar e dar todo o apoio necessário para nossa formação. Agradeço ainda aos professores por suportarem com tanta paciência e dedicação esta espécie que habitualmente chamam de adolescente.

Bom, eu inicio o meu discurso com uma breve citação de um grande filosofo e matemático, Pitágoras, este defendia a seguinte ideia “Eduque as crianças, e não será necessário castigar os adultos”. Esta pequena ideia serviu como base ao início de nossa história nesta instituição, onde no passado entramos aqui ainda crianças, e hoje, neste dia podemos observar que nos tornamos muito mais do que fomos um dia.

Para que iniciássemos nossa história dentro do IFC-Camboriú, teve-se a necessidade de um enorme sacrifício, ao qual este seria deixar nossas casas que estávamos acostumados, para adentrar a um novo mundo, mundo qual não sabíamos que viria a se tornar nossa segunda casa, e que ganharíamos de presente uma outra família. Família? Sim, isso mesmo, no inicio colegas que ao passar do tempo tornaram-se os nossos melhores amigos. Nesses três anos aprendemos juntos a conviver com pessoas totalmente diferentes, com jeitos até peculiares, para não dizer estranhos.

Nesta segunda casa aprendemos que o sucesso não está resumido apenas aos ensinamentos dos mestres, e sim diretamente ligado a nós mesmos, pois este é fruto de nossas ações e atitudes realizadas dentro e fora dos muros da escola.

Com esta nova família ocorreram diversos acontecimentos, e sem sombra de dúvidas, saudades ficarão destes anos que passamos juntos. Quem poderá esquecer das bagunças, e brincadeiras feitas pelo terrível grupo da FICE, ou então das discussões da Maria com algum professor por conflitos de ideias, dos debates intermináveis das moças da direita e o magnifico cone com sua voz sedutora. Ah e sem esquecer dos famosos “por quês” que um cidadão questionou um dia.  Ou então das vorazes lagartas que se tornam vistosas borboletas, e daquela leitegada esperta??

E quem não irá lembrar do caos pré-prova em aulas de outras matérias, e dos Bordões soltados por alguns, que fizeram um dia todo de aula se tornar mais descontraído e divertido. Bom poderia ficar a noite toda aqui falando dos diversos momentos que ocorreram durante estes anos, mas aí teria que marcar uma reposição ao sábado ou após o setor.

Apesar de termos passados estes momentos juntos, alguns de nossos colegas ficaram no meio do caminho, mas quero que estes saibam que sempre farão parte da turma AA14, e apesar de hoje estarmos encerrando nossa história neste campus, em nossos corações sempre será mais um dia de aula.

Daqui para frente não nos encontraremos tão facilmente, pois cada um irá seguir um caminho, lutará suas batalhas. Uns ingressarão na faculdade, outros talvez optem por trabalhar, mas o importante é que todos sejam felizes fazendo o que gostem, com muita garra e paixão.

Para concluir, espero que como técnicos em agropecuária nunca se esqueçam dos valores, como respeito, bondade força de trabalho e honestidade, aos quais foram aprimorados aqui nesta instituição.

Creio que com estes unidos em nossos caminhos poderemos construir e caminhar rumo a um país mais justo e mais bem estruturado, pois esta mudança está diretamente ligada a juventude que um dia ocupará diferentes funções em nossa nação. Pois o que se planta hoje, se colhe no amanhã.

 

 

 

                                        Camboriú-SC 17/03/2017