"DIREITO E ÉTICA"
Por Lídia Chaves Guedes Barreto Santos | 12/04/2011 | DireitoCada sociedade tem comportamentos peculiares,estes aceitáveis,pois são impostos por ela,são baseados,fundamentos na cultura,nos costumes e nos valores nos quais determinada sociedade foi constituída.
O comportamento ético e moral varia de pessoa para pessoa.Cada individuo tem seu conceito do que é ético e moral.O que pode ser ético e moral para mim,pode não ser para meu vizinho,por exemplo.
Quando se é elaborado um comportamento,quando é dito que determinada sociedade deve seguir aquilo,está se "robotizando","alienando" as pessoas,e por isso,nem toda forma de conduta,de comportamento é aceito.Por exemplo,uma sociedade que tem a tradição,a cultura de cultuar a um Deus,de crer nEle e de uma hora para outra,esta sociedade,estas pessoas são proibidas de cultua-lO,é imposto as pessoas que cada uma deve crer em Buda,por exemplo.
Ética como uma regra ou conjunto de regras a serem seguidas depende do contexto social e do consenso de quem está sujeito à mesma e portanto passa pelo julgamento pessoal e individual.Um exemplo simples é quando alguém está falando e outra pessoa interrompe,algum palestrante empolgado,passa do seu horário e continua a falar tranquilamente e muitas vezes as pessoas que estão o ouvindo se retiram do ambiente,para algumas pessoas isto é antiético,falta de educação,só que não existe uma lei que proíba a saída das pessoas.
Portanto não se pode dizer que todos os comportamentos antiéticos são antijurídicos e vice-versa,pois a ética é o pensamento individual e o jurídico faz parte de um conjunto de leis que foram feitas pensando no comportamento de um todo.
É impossível que o aplicador do Direito usar os meios jurídicos sem usar um pouco se quer de ética.A ligação que existe entre eles é inegável.