Diminuição do IPI cumprirá o prazo que foi prometido

Por Gilson Pneus | 01/08/2012 | Tecnologia

Guido Mantega, o ministro da Fazenda, descartou qualquer chance de estender o prazo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos. A data estabelecida para o fim desse desconto é o dia 31 de agosto. Apesar de uma enorme pressão para que ela fosse adiada, Mantega se manteve firme em sua decisão, e garantiu que após esse dia os carros 1.0 serão taxados de forma normal, de acordo com a Agência Brasil.

A redução do IPI foi uma medida que se iniciou em maio, estabelecida como uma resposta para as ameaças de demissões de empregados das principais montadoras. Mesmo assim, a General Motors, há poucos dias, anunciou o plano de demissão na fábrica de São José dos Campos (SP). A partir daí, os funcionários da GM, começaram a chegar no trabalho com uma hora de atraso, diariamente. Esses acontecimentos não mudaram em nada a decisão de Mantega, que ainda declarou que está satisfeito com a montadora, em sua opinião em junho ela foi fiel ao combinado. “O que nos interessa é que a GM tenha saldo positivo e esteja contratando, e isso está sendo cumprido”, afirmou Mantega. Ele também fez questão de informar que as outras marcas do segmento também estavam cumprindo o que foi estabelecido. Os números confirmam as declarações de Mantega, pois 1,9 mil funcionários foram efetivados, apenas no mês de junho.

Luiz Moan, representante da GM quando se tratam de assuntos institucionais, além de vice-presidente da ANFAVEA, relatou que a previsão é de que  2.163 seja o número de contratados até o final do ano. Já foi marcada para dia 4 de agosto, uma reunião com os metalúrgicos de São José dos Campos, para que os ânimos sejam acalmados na região.

 

Equipe Gilson Pneus - Pneus, rodas esportivas e amortecedores