Dimensões do trabalho – técnica pedagógica

Por luciene teodoro das chagas passos | 27/10/2017 | Educação

Está relacionado com a forma como a comunidade escolar se coloca para a elaboração do planejamento da ação, do plano de aula e também a forma como executa o plano. As instituições educacionais ou as Direções e Coordenações podem escolher a forma individual ou coletiva para a organização do trabalho pedagógico. Podem optar por articular as atividades educativas ao projeto político pedagógico ou podem deixar livre para que cada educador se organize como quiser. Essas opções dizem respeito à escolha que se faz para a organização do trabalho pedagógico, que por sua vez está vinculada a uma concepção de educação.

As opções relacionadas à gestão escolar delineiam as formas mais amplas de organização do trabalho no interior da escola: as finalidades, a estrutura, as relações e os procedimentos administrativos, definindo formas de hierarquia, controle e acompanhamento do processo e, principalmente, os mecanismos de participação da totalidade dos envolvidos no processo de decisão (VEIGA, 2001, p.79).

Entende-se que a organização do trabalho pedagógico deve ser coletiva, tendo como foco o projeto político pedagógico da instituição. É através da linha filosófica e das estratégias contempladas no projeto da escola que se organiza o trabalho pedagógico. Portanto, a organização do trabalho é a travessia para que se alcance os objetivos propostos no projeto institucional. A reflexão sobre esse tema aponta para a criação de mecanismos que permitam a permanência do trabalho coletivo nas instituições educativas.

Nesse sentido, afirma Libâneo que a organização coletiva do trabalho pedagógico:

Proporciona um melhor conhecimento dos objetivos e metas, da estrutura organizacional e de sua dinâmica, das relações da escola com a comunidade, e favorece uma aproximação maior entre os professores, alunos e pais (...) há aí um sentido mais forte de prática da democracia, de experimentar formas não-autoritárias de exercício do poder, de intervir nas decisões da organização e definir coletivamente o rumo dos trabalhos (LIBÂNEO, 2001, p. 79-80).

Dessa forma, a organização do trabalho pedagógico sinaliza para a necessidade de se refletir sobre os objetivos da instituição, que devem ser coletivamente construídos e compartilhados com a comunidade escolar. Portanto, a Coordenação pode criar uma cultura organizacional que seja coletiva e compartilhada, aliando a equipe com o projeto escolar. Essa cultura pode ser projetada em todas as instâncias da instituição, sejam nas reuniões com pais, alunos ou professores, nas atividades pedagógicas, nas normas e regras da entidade, na opção metodológica, nas relações que são estabelecidas no ambiente da instituição.