DIFICULDADES NO ENSINO

Por Henrique Araújo | 21/02/2010 | Educação


 

         Se fôssemos falar tudo a respeito do ensino no Brasil, encheríamos laudas e laudas de papel. Realmente o ensino possui todo um complexo com vários pontos negativos que precisam ser sanados em tempo mais ou menos curto. Em todos os campos e setores do ensino encontramos falhas a começar pelas próprias leis referentes ao magistério.

          Todos nós somos responsáveis pela educação e instrução de nossas crianças. Deveríamos nos reunir e juntos encontrarmos novas saídas e novas soluções para se melhorar a educação.

          Um grande problema continua e afeta muito a educação: é o salário dos professores. Os professores deveriam ter o melhor salário,acima de qualquer profissional, pois são eles os preparadores dos futuros dirigentes desta nação. Os futuros presidentes, senadores, deputados e industriais estão sendo preparados por professores. Acontece que estes homens (mais tarde) esquecem daqueles que lhes deram as mãos.

          Deparamos com um quadro desolador nas escolas: a falta de preparação, baixa remuneração, falta de incentivos. Muita coisa já se fez nos últimos anos, mas há muito o que fazer ainda.

          Nas escolas públicas as coisas estão um pouco pior. Vemos escolas totalmente arrebentadas com telhas caindo, banheiros sujos, vazando água, quadras descobertas, goteiras etc. A falta de material didático é seríssima, as aulas ficam extremamente monótonas, ao ponto de se pensar que, ou o professor é inativo, ou os alunos são doentes. Ambos reunidos nada produzem. As aulas tornam-se nulas se o professor não incentivar bem a seus alunos.

          As escolas particulares estão um pouquinho melhor, mas vemos outra coisa muito ruim: valorizam-se os alunos (pois pagam) e desvalorizam os professores. Se o aluno aprontar todas, ainda assim ele terá sempre razão.

          Uma boa escola deve possuir material didático completo com projetores, mimeógrafos, biblioteca, retroprojetores, salas especiais, Vídeos ou DVDs, aulas informatizadas, trabalhos de campo, pesquisa, seminários, encontros. Os professores e os diretores devem levar o que há de melhor para a sala de aula para que haja um bom aproveitamento. Há escolas que chega a faltar giz.

          Se observarmos as nossas escolas, concluiremos que necessitam de urgentes reformas. A maioria delas está em péssimo estado de conservação.

          O bom diretor também ajuda muito. Não devemos esperar somente pelo governo, mas com pequenas festas e promoções os diretores também podem fazer alguma coisa para melhorar ainda mais as escolas.

          A educação precisa da colaboração de todos nós e precisamos avançar muito para sermos um país de primeiro mundo.