DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE TIC’S NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL

Por Orlavio Carlos Averu | 18/07/2022 | Educação

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma monografia científica cuja abordagem é relativa as “Dificuldades de Implementação da Disciplina de TIC’s no Processo de ensino e aprendizagem no ensino Secundário Geral - focalizando como caso de estudo a realidade da Escola Secundária São Vicente de Paulo de Nacala-Porto, sita no Município da cidade  de Nacala Porto, concretamente no bairro de Ontupaia. O estudo surge das constatações de contrangimentos verificadas naquela Instituição de ensino em relação a implementação da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), visando avaliar as dificuldades que a Instituição enfreta na sua implementação no pocesso de ensino e aprendizagem (PEA). Todavia, são avançadas neste trabalho agumas sugestões de subsídios consideradas úteis  para a Instituição, tendo em conta a realidae actual que é caracterizada de grandes avanços tecnológicos. Por outro lado, o estudo envolveu uma pesquisa feita na Instituição e a população alvo foi a comunidade escolar, o que permitiu a sustentabilidade do tema, cujos resultados figuram neste trabalho.  

Palavras-chave: Implementação, Disciplina de TICs , Processo de ensino e aprendizagem

Introdução

A tecnologia já faz parte da educação há séculos, desde o livro impresso, do uso do lápis e o quadro-negro. Neste sentido, o desenvolvimento da tecnologia atinge as formas de vida da sociedade e que a escola não pode ficar de fora, adquirindo uma “função mediadora entre a cultura hegemónica da comunidade social e as exigências educativas de promoção do pensamento reflexivo” (LITWIN). Actualmente enfrenta se na área educacional a difícil tarefa de migrar do sistema de ensino tradicional para um novo modelo que melhor se ajuste às transformações da sociedade (LITWIN).

 Segundo LOPES, (2004), o principal objectivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos leccionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. Segundo HAIDT, (1995), apud BRITO, (2010), as primeiras tentativas de inserção da informática na educação limitaram sua aplicação nos aspectos administrativos das escolas, entretanto alguns pesquisadores começaram a investigar as possibilidades pedagógicas do computador. Ainda BRITO (2010), na actualidade, já não se discute mais se as escolas devem, ou não, utilizar computadores, pois a informática é uma realidade na vida social. Escolas que ignoram esta nova tecnologia podem ser rotuladas como obsoletas e não atractivas. A questão actual é como utilizar a informática da forma mais proveitosa e educativa possível.

O presente trabalho tem como o tema  Dificuldades de Implementação da Disciplina de TIC’s no Processo de ensino e aprendizagem, no Ensino Secundário Geral - A abordagem do tema enquadra-se na visão genérica sobre o papel do uso das TICs na sociedade tendo em conta que constituem um grande vector de desenvolvimento socio-económico nas diversas actividades que o homem realiza tanto na indústria, da ciência e técnica sem excluir a educação. 

Metodologia

MARCONI & LAKATOS, (2003). A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. A metodologia representa a descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados na pesquisa. Define vários aspectos como o caminho a ser percorrido: métodos de abordagem e método de procedimentos; os instrumentos de pesquisa a serem utilizados; a delimitação do universo da pesquisa; a delimitação e selecção da amostra entre outros aspectos importantes. 

Quanto a abordagem a pesquisa será qualitativa porque fundamenta-se na discussão de dados dos informantes a partir de uma análise feita de forma detalhada, abrangente coerente e consistente. Neste tipo de pesquisa, o investigador tem a missão de compreender os factos para melhor interpretá-los.

A abordagem qualitativa caracteriza-se pela formulação de hipóteses, definições não operacionais de variáveis, qualificação nas modalidades de colecta de dados e de informações, e utilização de tratamentos não estatísticos esta abordagem qualitativa busca analisar a complexidade de determinado problema, não envolvendo manipulação de variáveis ou estudos experimentais, Glessler (2004).

[...]

Artigo completo: