DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR FRENTE A ESTES DISTÚRBIOS
Por Fabio dos Santos Oliveira | 27/01/2018 | EducaçãoFabio dos Santos Oliveira. [1]
Patrícia de Oliveira Santana. [2]
O objetivo deste estudo é conhecer as dificuldades de aprendizagem e os fatores causadores destes distúrbios, compreendendo a necessidade de atendimento especializado para a intervenção destes problemas. Baseado em pensamentos de Jean Piaget é possível reconhecer como se dá a construção do processo de aprendizagem, visto que o autor defende a ideia de que o ser humano é um ser ativo e que busca através da manipulação de objetos construire transformar o meio em que vive. Sara Paín uma psicóloga e doutora em Filosofia, fundamentada nas teorias Piagetianas, nos apresenta os fatores e condições internas e externas que influenciam no processo de aprendizagem que podem possibilitar um avanço como uma inibição no aprender. Neste estudo também foram vistos, o que é dificuldade de aprendizagem, quais os sinais indicativos destes problemas e as dificuldades mais enfrentadas hoje como: disgrafia, disortografia, discalculia, dislalia, dislexia e a TDAH (Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade). Ressalta-se também a importância de intervenção especializada, analisando a função de um psicopedagogo e sua contribuição para uma formação de qualidade do educando. Destaca a importância de a família manter um vinculo com a escola, buscando dialogar com os professores, a fim de conhecer o desempenho escolar do filho. O jogo e a brincadeira também são visto como ferramenta importante para um ensino significativo para a criança, já que através do mesmo a criança não só se diverte como aprende.
Palavras-chave: Aprendizagem. Distúrbios. Deficiências.
INTRODUÇÃO
O presente artigo contém um estudo sobre Dificuldades de aprendizagem infantil, a fim de conhecer as causas e fatores destes distúrbios, analisando as formas de diagnóstico e tratamento para minimizar este quadro, enfatizando a importância da família no processo de ensino aprendizagem, como também a utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta para um melhor desenvolvimento do educando.
Nos últimos anos a dificuldade de aprendizagem esta sendo um assunto bastante preocupante, pois se percebe o grande numero de crianças com algum tipo de atraso, desordem ou retardo do desenvolvimento em um ou mais processos da fala, leitura ou escrita, e isto decorre de fatores externos como internos do individuo. Sabe-se que estes fatores são determinantes para o desenvolvimento humano, e não se pode pensar no sujeito desvinculando-o de sua realidade, pois o mesmo é um ser social, histórico e político que carrega consigo experiências vividas fora do contexto escolar.
E ao abordar os problemas existentes no processo de aprendizagem não se pode relacioná-lo apenas como algo do aluno, mas é preciso pensar em todos estes fatores que engloba a vida do mesmo, sem centrar toda a responsabilidade das dificuldades no individuo, pois o aprendizado não depende apenas daquele que aprende, mas de um processo coletivo entre aqueles que ensinam e convivem com o mesmo.
Este processo é continuo e envolve o individuo como um todo, segundo Piaget o sujeito é um construtor de seu conhecimento, mas para que aconteça uma aprendizagem significativa é preciso levar em consideração os aspectos psicológicos, biológicos e sociais do mesmo, havendo um desequilíbrio em um destes aspectos acontecerá então à dificuldade de aprendizagem.
Para ele o processo de conhecimento se dá na interação entre o sujeito e o objeto, o que chama de assimilação e acomodação, uma desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito.
Sara Paín (1985, pág. 11) afirma que “o processo de aprendizagem se inscreve na dinâmica da transmissão da cultura, que constitui a definição mais ampla da palavra educação”. Em resumo, a função da escola é estabelecer parâmetros para que a criança cresça como sujeito protagonista de sua aprendizagem, valorizando o que já trazem de suas experiências passadas.
Vê-se a importância da escola propiciar meios para que os alunos possam aprender cada vez mais. Metodologias novas e diversificadas que visam à utilização de jogos e brincadeiras como instrumento fundamental no processo de ensinagem.
Outro fator importante é a valorização e incentivo a participação dos pais na vida escolar dos filhos, percebe-se que é neste ambiente familiar que se forma a base da educação. O contato, o diálogo e o interesse por parte dos responsáveis que gera a qualidade do rendimento escolar, como auxiliam no tratamento das dificuldades de aprendizagem.