DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Por ANGELA FERREIRA | 24/02/2018 | EducaçãoResumo
No estudo aqui desenvolvido buscou-se entender a formação e a atuação do Psicopedagogo Clínico.
Assim, após um minucioso critério de acompanhamento do individuo e buscas por respostas em relação ao desenvolvimento cognitivo e intelecto e afetivo do indivíduo o Psicopedagogo Clínico poderá realizar encaminhamentos a outros profissionais para que auxiliem o indivíduo o quanto antes e assim seja possível intervir da forma correta e auxilia-lo dentro de suas necessidades reais.
Palavras Chave: Psicopedagogo- Clínico, Atuação, Diagnóstico.
1 Introdução
O trabalho que aqui será desenvolvido trará a importância da atuação do psicopedagogo nas Instituições de Ensino Regular principalmente nos anos inicias, na qual[FL2] tende a ser maior o número de alunos que demonstram dificuldades no processo ensino-aprendizagem.
Assim, em caso de alunos que demonstram maior dificuldade ou mesmo pouco interesse no conteúdo abordado faz-se necessário a intervenção psicopedagógica e assim buscar solucionar ou amenizar as dificuldades existentes.
A atuação do psicopedagogo não se dá de forma isolada, o profissional precisa da compreensão e apoio do professor da sala regular e dos familiares do indivíduo para que seu trabalho seja realizado com eficácia e excelência. O trabalho aqui desenvolvido trará algumas reflexões relevantes em relação as áreas de atuação do psicopedagogo bem como a importância deste profissional durante sua atuação. A atuação do Psicopedagogo nas Instituições de Ensino vem sendo algo de extrema importância.
Na psicopedagogia institucional o objeto de estudo é a instituição, que pode ser uma escola, hospital ou empresa, isto é onde pessoas se relacionam, ensinam e aprendem. Sendo na escola que a não aprendizagem aparece com destaque. Mas é na sociedade que vai se refletir o efeito do fracasso escolar e das consequências do mesmo. (GRASSI, 2010, p.146).
Assim, lhe possibilita auxiliar a equipe escolar tanto na elaboração dos planos de aula e demais atividades curriculares do decorrer do ano como também através das observações realizar atendimento clínico a alunos que apresentam necessidade de uma atenção maior de outros profissionais que não os do âmbito escolar.
O Psicopedagogo lida com uma realidade escolar complexa, em que as dificuldades de aprendizagem aparecem em diferentes momentos e contextos, condicionadas por diferentes fatores, deixando perplexos os envolvidos que, na maioria das vezes, não conseguem entendê-las, parecendo-lhes impossível encontrar solução para a questão sem o auxílio de um profissional especializado. (GRASSI, 2009, p. 132.)
Assim, o trabalho aqui desenvolvido nos ajudará a refletir, dar real valor as muitas conquistas já adquiridas até então e ampliadas, pois a cada ano que passa vê-se maior necessidade da presença do psicopedagogo nas Instituições de Ensino conforme a formação permite e sem dúvida de professores qualificados ou interpretes em libras para que o aluno surdo se sinta real acolhido e parte integrante do grupo ao qual está inserido.
Desta forma, todos os envolvidos serão beneficiados e auxiliados da forma correta.