Diferenças entre perfume e colônia

Por Marcelo Arantes | 26/11/2011 | Saúde

Quando vamos comprar um perfume, muitas vezes nos deparamos com outros temos, como a Colônia. Mas qual a real diferença dos dois produtos? Será apenas um modo diferente de chamar produtos iguais?

Por incrível que pareça, o perfume é bem diferente da colônia, embora os dois tenham o mesmo propósito, deixar um aroma agradável na sua pele.

Na verdade são quatro tipos de perfumes, o Perfume tradicional é o mais concentrado, por isso vem sempre em frascos pequenos, de no máximo 30 ou 50 mililitros. Embora no Brasil qualquer líquido com mais de 10% de concentração possa ser chamado de perfume, lá fora a concentração do perfume geralmente passa dos 50%. Eles são usados em pequena quantidade e persistem na pele e na roupa por até mais de um dia e com aroma intenso. No Brasil perfumes mais intensos, como os do exterior, são chamados de essência e não são muito usados, exceto a noite, porque o clima quente causa desconforto com o cheiro intenso.

O Eau de Parfum é um perfume com menor concentração, mas ainda assim muito mais forte que a colônia. Sua concentração lá fora passa dos 30% e aqui no Brasil fica em torno de 10%. Ele é feito para durar por cerca de 8 a 12 horas e também possui aroma intenso.

Temos também o Eau de Toilette, o mais comum no Brasil, seu aroma é bem mais leve, com cerca de 15% de concentração lá fora e cerca de 8% aqui no Brasil. Por ser bem mais agradável e fresco é mais fácil de ser usado no dia-a-dia frente ao calor intenso.

E finalmente temos a Colônia, que possui concentração lá fora de cerca de 5% e aqui no Brasil de cerca de 1 a 2%. Ela é bem mais fraca e dura no máximo 2 ou 3 horas, sendo reaplicada várias vezes no dia. Comumente usada por crianças, bebês, idosos ou pessoas mais sensíveis com o cheiro do perfume.

E você? Em busca de beleza e um corpo mais saudável? NutraCut é uma alternativa que vale a pena conferir.