Diferenças entre os celulares multi chips e as tecnologias envolvidas
Por Ana Machado | 13/03/2012 | TecnologiaIntrodução:
Os cartões SIM são pequenos cartões inteligentes que se encaixam dentro de telefones celulares, baseados na tecnologia GSM. Ele contém informações modificada sobre seus amigos e famílias, bem como o estabelecimento de rede e até mesmo dados dos contatos telefônicos. E você pode colocar o chip em outro telefone GSM com muita facilidade.
Objetivo:
Um cartão SIM é um chip de identificação digital em telefones celulares. A capacidade de suporte e codificação ajudam a bloquear o seu celular caso este seja roubado e as suas conversas de ser qualquer pessoa. O SIM também armazena dados pessoais e informações de faturamento e podem ser intercambiados entre telefones. Assim, você pode facilmente receber chamadas particulares, mesmo enquanto estiver usando alguma telefone de outra pessoa apenas colocando seu cartão SIM.
Dual SIM:
Dual-SIM significa que um telefone móvel tem dois slots e a capacidade de utilizar dois cartões, ao mesmo tempo. Um celular com Dual-SIM pode acessar dois números de telefone diferentes, ao mesmo tempo, ao passo que outros telefones só pode usar um número de telefone.
Tri-SIM e Quad-SIM:
Tri-SIM significa que um telefone celular tem três slots SIM e a capacidade de utilizar 3 cartões SIM ao mesmo tempo, assim como o Quad-SIM tem a capacidade de utilizar quatro chips ao mesmo tempo. Um telefone celular com três SIM pode acessar três números de telefone diferentes, ao mesmo tempo para receber chamadas e você ainda pode ligar também. Os de quatro chips são a mesma coisa, mas com até quatro cartões SIM.
CDMA:
CDMA é uma tecnologia de rádio inventado pela empresa Qualcomm. Ele permite que um grande número de telefones celulares possam trabalhar simultaneamente na mesma área, atribuindo a cada celular um padrão de transmissão única de rádio definida por um código pré-definido. Verizon e Sprint são as duas maiores operadoras CDMA nos EUA, enquanto no Brasil somente a Vivo operava com CDMA, mas não a utiliza mais (somente para clientes corporativos).
Problemas do Multi-SIM:
O principal problema que eu descobri é que se eu estou usando Dual SIM e tanto SIM está ativo e trabalhando bem e se você usar para chamadas de voz o SIM 1, e, naquele momento, o SIM 2 automaticamente ficar desligado, significa que tem alguém tentar chamá-lo ao mesmo tempo pelo SIM 2, e a pessoa que está ligando receberá a mensagem de que este está desligado / usuário está ocupado / não alcançável etc. E outro problema é se alguém tentou ligar por você no SIM 1 para uma matéria muito urgente, mas você está ocupado com SIM 2, você ainda não vai receber qualquer alerta de chamada em espera, que é particularmente ruim.
Quais são os objetivos principais de ter telefones celulares Multi-SIM se não funcionam direito?
Conclusão:
Para os leitores, eu deveria apenas sugerir que você não compre telefones celulares Multi-SIM, pois este não está lhe dando um maior benefício para os usuários. Se você realmente quer usar você pode usar um Dual SIM de uma marca conhecida, que é mais eficiente.