Diferença entre dor de garganta, inflamação da garganta e amigdalite
Por José Augusto Gonçalves Antuns | 30/01/2016 | SaúdeOs termos dor de garganta, inflamação de garganta e amigdalite são muitas vezes usados como sinônimos, mas eles não significam a mesma coisa. Amigdalite refere-se a amígdalas que estão inflamadas. Inflamação da garganta é uma infecção causada por um tipo específico de bactérias estreptococos. Quando a criança tem uma infecção de garganta, as amígdalas ficam geralmente muito inflamada, e a inflamação também pode afetar a parte em torno da garganta. Outras causas de dores de garganta são os vírus, que só podem causar inflamação da garganta em torno das amígdalas e não nas próprios amígdalas.
Em bebês, e crianças, a causa mais frequente de dores de garganta é uma infecção viral. Nenhum medicamento específico é necessário quando um vírus é responsável, já que a criança deve ficar melhor ao longo de um período de sete a dez dias. Muitas vezes, as crianças que têm dores de garganta devido a vírus também tem uma sensação de frio ao mesmo tempo. Elas podem desenvolver uma febre ligeira, mas geralmente não fica muito doente.
Um vírus específico (chamado Coxsackie), visto mais frequentemente durante o verão e o outono, pode causar uma febre um pouco mais alta na criança, mais dificuldade em engolir, e uma sensação geral de mal-estar. Se o seu filho tem uma infecção por Coxsackie, ele também pode ter uma ou mais bolhas na garganta e em suas mãos e pés (muitas vezes chamado de doença de mão, pé e boca). A mononucleose infecciosa pode produzir uma dor de garganta, muitas vezes com amigdalite acentuada; no entanto, a maioria das crianças que estão infectadas com o vírus da mononucleose têm poucos ou nenhum sintoma.
Inflamação da garganta é causada por uma bactéria chamada Streptococcus pyogenes. Em certa medida, os sintomas de infecções na garganta dependem da idade da criança. Recém-nascidos com infecções por estreptococos podem ter apenas uma febre baixa e um corrimento nasal engrossado ou sanguinolento. Crianças (de um a três anos) também podem ter um corrimento nasal que pode conter sangue engrossado com uma febre. Essas crianças são geralmente muito irritadiças, não têm apetite, e muitas vezes têm glândulas inchadas no pescoço. Por vezes, as crianças vão-se queixar de dor de barriga, em vez de uma dor de garganta. Crianças com mais de três anos de idade que contraiam uma inflamação da garganta ficam muitas vezes mais doentes; já que podem ter uma garganta extremamente dolorosa, febre ata, gânglios inchados no pescoço, e pus nas amígdalas. É importante conseguir-se distinguir uma inflamação da garganta de uma dor de garganta viral, porque infecções por estreptocococ são tratadas com antibióticos.