Dieta Low-Carb X Dieta Slow Carb
Por Senhor Tanquinho | 16/09/2015 | SaúdeDieta Low-Carb X Dieta Slow Carb
Mais que uma pergunta que sempre recebo, a confusão em entre low-carb e Slow carb é muito comum.
Felizmente os nomes parecidos representam dietas igualmente boas e os resultados de quem segue tanto uma quanto a outra deve ser satisfatório a longo prazo.
Nesse pequeno artigo quero esclarecer as diferenças entre elas, explicando rapidamente como funcionam.
Dieta Slow Carb
A dieta Slow Carb foi elaborada pelo americano Tim Ferriss e publicada inicialmente em seu best-seller “4 Horas Para O Corpo”.
Sua filosofia é ser uma dieta simples, com poucas regras e um dia do lixo, tendo por objetivo aumentar a aderência das pessoas a longo prazo (ou seja, diminuir o índice de desistência de quem inicia a Slow Carb).
Ao contrário da low-carb, a dieta Slow carb não tem restrição a leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, etc), porém leite e seus derivados não são permitidos.
Seu nome, “Slow Carb”, vem justamente do fato de permitir alimentos, que apesar de possuírem considerável quantidade de carboidratos, apresentam baixo índice glicêmico, ou seja, são absorvidos lentamente (dai o “slow”) sem gerar pico de insulina.
Uma outra diferença marcante é a presença do dia do lixo uma vez nada semana. Esse é um fator capaz de gerar alívio psicológico em seus praticantes, aumentando sua aderência. Também é uma boa forma de ajudar na regulação hormonal.
Este estilo de alimentação, seguido à risca, por pessoas sem problemas de saúde (como diabetes ou síndrome do intestino irritável) promoveu emagrecimento em 84% dos casos estudados - observados tanto por nós quanto pelo criador da Dieta, Tim Ferriss, em um amostral de mais de 3500 pessoas.
Dieta Low-Carb
A denominação low-carb (desta vez sem o ‘S’) normalmente se refere a dieta Paleo Low-Carb.
A dieta Paleo Low-Carb segue as mesmas diretrizes da dieta Paleo: restringem-se alimentos industrializados, açúcar refinado e o trigo e seus derivados.
Porém, em sua versão low-carb, frutas e raízes, que seriam permitidos, também devem ser evitados, ou seja, os carboidratos devem vir apenas das folhas e legumes.
Também vale ressaltar que ela não apresenta dia do lixo e os laticínios devem ser restritos.
Espero ter sanado as dúvidas deste tópico.
Caso ainda restem perguntas não respondidas, não hesite em entrar em contato pelo email: roney@senhortanquinho.com
Forte abraço!