DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES

Por FERNANDO ROCHA PAIXÃO | 23/05/2018 | Educação

Fernando Rocha Paixão [1]

Meire Moura Soave Rodrigues [2]

Resumo

O trabalho de cunho bibliográfico aborda sobre a didática no Ensino Superior. O estudo mostrou que didática é um das ferramentas fundamentais para a constituição do professor universitário, pois, diz respeito ao fazer pedagógico sendo um instrumento de mediação que se baseia nas diferentes disciplinas da área de fundamentos, a compreensão do processo ensino-aprendizagem e a busca de formas de intervenção na prática pedagógica. No entanto, as pesquisas demonstram que muitos  professores encontram dificuldade para desenvolver  um trabalho de qualidade, pela falta de formação que contemple as especificidades que o ensino superior exige. Portanto, o grande desafio é a necessidade do docente universitário ter uma formação adequada para que ele possa responder satisfatoriamente às demandas da atualidade, para, além de dominar o conteúdo que ensina, as técnicas didático-pedagógicas,  reflita sobre sua prática e tenha claro que é responsável também, pela formação das próximas gerações que irão reger o país e a educação futura. Compreende-se então, que o professor que almeja melhorar sua capacidade profissional e didática de ensino, além da reflexão e busca constante relacionado ao conteúdo, precisa viver em uma estado contínuo e permanente de aprendizagem e estudos, haja vista, as mudanças constantes que ocorrem principalmente proporcionadas pelas novas tecnologias.

Introdução

O trabalho do educador no ensino superior tem sido tema de estudos, pelo fato de apresentar muitos desafios na prática diária, tendo em vista as especificidade que envolvem o ensino/aprendizagem e consequentemente a relação professor/aluno, ou seja, a didática que envolve a ação pedagógica. Pode-se dizer, que a didática é um das ferramentas fundamentais para a constituição do professor, pois os princípios necessários para a prática pedagógica estão fundamentados nela. Para Libâneo (1991), a didática aborda sobre a teoria do ensino de uma forma geral. De como a disciplina é compreendida num contexto ordenado, intencional, de pesquisa e prática.
Para o autor, a didática ocupa um lugar especial na formação teórica e prática dos professores, pois consiste em dirigir, organizar, orientar e estimular a aprendizagem dos alunos independentemente da modalidade.
Dessa forma, pensar em didática no ensino superior, remete a formação docente, haja vista a necessidade de um trabalho voltado a formação de cidadãos reflexivos, como também, que atenda as exigências da sociedade quanto ao mercado de trabalho.
No entanto, ainda não há uma preparação específica para o professor que queira adentrar ao ensino superior, resultando muitas vezes em práticas que não condizem com a modalidade. Rodrigues et. al. (2016), pontua que a docência na Educação Superior não pode ser praticada apenas por especialistas em determinada área do conhecimento que podem ser proporcionado pelo mestrado ou doutorado, ou por professores que buscam complementar seu salário, sem pensar na prática. Para Perrenoud (2000) é imprescindível um profissional que busque sua própria formação de forma contínua e que de fato, domine os conteúdos a serem trabalhados, superando a visão fragmentada de ensino.
Assim, como requisito para conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Docência Universitária oferecido pela Faculdades Integradas de Diamantino - FID, esse trabalho trata-se de um estudo bibliográfico sobre a didática no Ensino Superior e busca conhecer qual o perfil e desafios dos professores que atuam nessa modalidade de ensino. Busca-se portanto, responder as indagações: Como os professores do ensino Superior desenvolvem seu trabalho, haja vista que sua formação está inicialmente direcionado ao Ensino Básico e qual a contribuição da didática nesse contexto?

Artigo completo: