Dicas para um home office produtivo

Por Dinheiro Etc | 01/02/2011 | Adm

Trabalhar em casaÉ cada vez maior o número de profissionais que trabalham em casa. Em muitos casos trata-se de um home office parcial, 2 ou 3 dias por semana. Em alguns casos, integral. É um regime de trabalho invejado por muitos, frequentemente visto como forma de se evitar desgastes diários com trânsito, ou uma possibilidade para acordar um pouco mais tarde, usar trajes mais confortáveis e ainda assim ter a mesma carga horária de um regime tradicional.

Existe, porém todo um outro lado do home office que a maioria dos aspirantes não leva em consideração. Um alto grau de disciplina e motivação com o trabalho são exigidos para que não haja uma queda considerável na produtividade. A ausência de fatores como a convivência com colegas, o ambiente profissional de um escritório, e as distrações domésticas diárias podem atrapalhar o rendimento do trabalho, e transformar o home office em um problema, mais do que uma solução.

A sensação do dever cumprido (de um trabalho bem desempenhado) é um fator de grande motivação, levando à satisfação profissional e a uma boa qualidade de vida. Algumas dicas e cuidados são muito importantes para fazer o home office jogar a seu favor melhorando a produtividade de seu trabalho:

  • Ambiente: É importante um ambiente sóbrio, voltado ao trabalho. O ideal é definir que um quarto da casa será o escritório. Busque ter neste cômodo tudo que esteja relacionado ao trabalho, minimizando a necessidade de sair dele.
  • Tempo: Outro aspecto muito importante é definir um expediente. Um horário diário de trabalho com início e fim bem definidos ajuda a manter uma rotina e a separar trabalho de lazer. A falta de um expediente definido pode levar a uma grande queda de produtividade por permitir interrupções e distrações, levando na maioria das vezes a uma jornada de trabalho muito mais longa para que as metas sejam cumpridas.
  • Recursos: Pode ser interessante ter uma linha de telefone fixo ou celular dedicado ao trabalho. Isto evita distrações com telefonemas que não estejam relacionados às suas tarefas. Uma boa conexão à internet, um bom computador e uma cadeira confortável podem também ser fatores de importante estímulo ao trabalho e à produtividade.
  • Aproveite sua flexibilidade: Todos percebemos momentos de baixa motivação. Neste caso, uma mudança de ambiente pode ajudar e muito. Aproveite a flexibilidade que o home office permite, e quando sentir a motivação em baixa, considere passar 1 ou 2 horas trabalhando no sofá da sala, na rede da varanda, ou até mesmo em um restaurante. A sobriedade do escritório é sempre importante, mas uma mudança esporádica de ares alivia o estresse e estimula a concentração e criatividade.
  • Converse com sua família: É muito importante a família compreender que estar em casa não significa estar de folga. O trabalho em casa envolve ainda mais compromentimento que no escritório, logo é importante que a família respeite o horário, consciente de que este horário tem um começo e um fim bem definidos. [ler mais...]

Acompanhe nossos artigos e novidades seguindo o dinheiro etc. no twitter.