Dicas para trabalhar com materiais duros: Rebolo diamantado, broca e lima.

Por Sonia Sanches | 20/09/2012 | Adm

Para se trabalhar com esses materiais mais rígidos a ferramenta de trabalho deve ser de qualidade e resistente para ter uma longa duração. Certas ferramentas são desenvolvidas para facilitar o trabalho do profissional e para trazer custo beneficio na fabricação de suas peças e a excelência em cada manuseio da ferramenta, como o rebolo diamantado.

A broca diamantada é uma ferramenta de grande eficiência que permite se trabalhar com materiais muito duros com grande resistência, é essencial se ter uma broca diamantada para fazer as perfurações precisas nesses tipos de materiais. Essa broca tem uma vida útil longa, sendo que tem a duração é de até vinte vezes mais do que uma broca de liga média, pois resistem muito bem à abrasão.

Essa broca é perfeita para se usar nas perfurações precisas de alta velocidade em vários tipos de materiais duros como o alumínio, o cobre, mármore, cerâmica, acrílico, etc. Para que todo o material tome a forma certa é preciso se preocupar em investir em ferramentas de boas marcas que ofereçam maior resistência e durabilidade.

Já a lima diamantada é usada para produzir moldes, ferramentas, peças de metal duro e até mesmo matrizes de repuxo ou de corte, facilita o trabalho com materiais mais resistentes como cerâmica e o aço temperado. É possível se encontrar limas diamantadas em vários perfis, superfinos e até mesmo flexíveis, mas com uma boa adaptação na superfície do material para facilitar o trabalho em lugares que não permite o uso de ferramentas mais rígidas de diamante. É possível se trabalhar com materiais duros, como cerâmica, vidros, aço temperado, aço de liga, etc. que exigem maior resistência da ferramenta, mas com um bom acabamento.

Essas duas ferramentas permitem que o profissional possa fazer as peças com mais qualidade e praticidade, também é preciso saber fazer o bom manuseio das ferramentas para que o trabalho saia em boas condições e também para que a ferramenta tenha maior durabilidade.

Antes de escolher as ferramentas certifique-se que são de qualidade e de que se adaptam as suas necessidades, trabalhar com materiais mais duros exigem boas ferramentas de boa precisão. A broca diamantada e a lima diamantada possuem uma boa durabilidade e trás consigo uma economia para o profissional, pois os preços não são tão elevados e assim terá um bom custo beneficio tendo em mãos ferramentas que perfurem e que cortem materiais mais rígidos de forma precisa e com um bom acabamento a cada peça.