Dicas para escolher o local de casamento perfeito

Por R F | 18/04/2010 | Família

Quando um casal decide casar uma das mais difíceis escolhas que tem que fazer, e a primeira ou uma das primeiras, é o local onde deverá ocorrer a cerimónia. Para isso, terá que contar com imensos detalhes que lhe irão, sem dúvida, complicar a sua decisão. O importante é que debatam bastante sobre o assunto.


Cada vez mais existem estabelecimentos disponíveis para a concretização de festas dessa importância, desde hotéis a pousadas a quintas para casamento fenomenais. A primeira coisa a ter em conta é o número de convidados que irá ter o seu casamento. Se forem muitos é lógico que terá que optar por um local que os consiga receber, como é o caso da quinta ou um hotel, caso não sejam tantos assim, caso o seu casamento seja mais intimista talvez quererá optar por uma pousada mais pequena ou mesmo por um restaurante.


Outro aspecto, senão o mais importante porque sem ele nada é possível, é o dinheiro, a quantia que estão dispostos a pagar. Procure saber o que quer detalhadamente: se for um casamento grande talvez quererá um grande almoço ou jantar (pode ser do género buffet), se optar por algo mais pequeno talvez prefira um simples cocktail ou até mesmo um brunch. Pesquise bem, pergunte a muitos fornecedores (de espaços) o preço que comporta a presença de um convidado para não ultrapassar aquilo que pode, escolha sempre um local que adore e não baseie a sua escolha somente pelo dinheiro, prefira diminuir a lista de convidados a pô-los somente num local que nem lhe diga muito só para não ferir os sentimentos de ninguém.


Relativamente ao local pelo qual pretenda escolher pense se é acessível ou não para os noivos e convidados. Caso case pela Igreja se é próximo da mesma (para não perderem muito tempo em viagens), se o espaço tem locais para convidados que morem mais longe ficarem ou se têm algum espaço, próximo, que tenha também capacidade para tal, não se esqueça do parque onde estacionar os veículos, convém que permita que nenhum convidado tenha de andar muito a pé ou que fique, simplesmente, de fora.


Outro dos aspectos a ter em atenção, e que também tem a ver directamente com o orçamento que pretende gastar, é que serviços pode comportar um espaço. Sabemos que há centenas de empresas magníficas que podem tratar não só de todo o catering, como da decoração e do bolo de casamento. No entanto, cada vez são mais os espaços que já comportam todos esses serviços (que negoceiam com esse tipo de empresas, tendo contratos de exclusividade, como  também os podem aconselhar aos melhores serviços que conhecem). Pense, acima de tudo, que você tem de adorar todos os serviços, não se sinta obrigado a optar por um serviço só porque o espaço assim o exige.


A escolha do local fá-lo mesmo ter de pensar em todos estes aspectos e implica mesmo muita discussão não só com o seu companheiro mas também com a família (especialmente se esta estiver a ajudar nos custos). Comece por uma lista de locais a visitar, veja como são e todos os serviços que comportam ou não e experimente e analise TUDO ao pormenor de modo a não ter nenhuma decepção no grande dia. Se tiver todos estes cuidados decerto que não se arrependerá!