DIAGNÓSTICO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA

Por Caio Henrique Souza Dias | 20/04/2018 | Economia

1 introdução

            Segundo Almeida e outros (2017), a indústria brasileira, apesar de diversos avanços importantes no último século para o desenvolvimento de uma infraestrutura básica tanto para a melhoria da eficiência e produtividade das empresas instaladas no país, quanto do bem-estar dos residentes brasileiros, ainda possui diversos desafios pela frente, principalmente no que tange à adaptação das regulações e normas concernentes a participação do estado nos mercados e na forma como o governo brasileiro auxiliará nas condições burocráticas e de financiamento de gastos do setor privado brasileiro.

            Desta forma, este trabalho tem por meta, além de dispor de forma simples e clara sobre os principais conceitos necessários para a discussão teórica de política industrial, o progresso brasileiro quanto as medidas governamentais em conjunto com ações dos demais agentes econômicos em desenvolver uma base industrial vasta e atualizada como medida de gerar o desenvolvimento econômico do país, a partir dos anos 1930 até a atualidade. Após isso, irá se analisar a partir de informação de importantes órgãos nacionais, o planejamento quanto ao futuro do desenvolvimento industrial do Brasil até o ano de 2022.

            Este trabalho foi dividido em cinco partes. Além desta introdução, têm-se uma parte para verificar conceitos e teorias acerca do envolvimento do governo no processo de desenvolvimento de uma nação e sobre as definições em relação a política industrial. Em seguida, faz-se uma breve retrospectiva da experiência industrial brasileira a partir do primeiro governo Vargas até a atualidade. Logo após, faz-se um apanhado dos principais objetivos a serem alcançados através de parcerias público-privadas nos próximos anos concernentes a indústria brasileira. E finalmente, tem-se algumas considerações finais acerca do tema desenvolvido durante o trabalho.

Artigo completo: