Dia Internacional do Trabalho

Por Carlos Alberto Soares | 01/05/2011 | Crescimento

Dia do Trabalho
01/04/2011

Trabalho. Um dia, uma semana, um mês, um ano, uma vida!
Mas será que o trabalho se resume ao que realizamos em prol da subsistência, ao atendimento da parte material da vida? E quando esta acaba, o que fica?
Que obra teremos construído que sinalize termos sabido fazer bom uso da oportunidade de viver?
Há algum tempo descobri um trabalho muito interessante a ser realizado simultaneamente com o de todo dia, que supriu esta lacuna. Este trabalho consiste na busca da superação individual, na luta para eliminar as limitações que inclusive interfiram no melhor desenvolvimento profissional.
E o melhor de tudo é que este aperfeiçoamento, apesar de propiciar benefícios em todas as ordens, tem por objetivo algo muito maior: forjar uma nova individualidade, composta de valores e conhecimentos que permitirão dar à vida um conteúdo que permanece como um exemplo de superação da própria realidade.
Comecei este trabalho quando fui apresentado a Logosofia, uma ciência que me abriu novas perspectivas, através da realização de um processo de evolução consciente que tem por objetivo propiciar ao ser humano evoluir em busca da perfeição e compartilhar com o semelhante os benefícios que for conquistando neste processo.
Por meio deste conhecimento, estou aprendendo a cultivar de forma inteligente a paciência, a dominar minha própria realidade interna por meio da seleção dos pensamentos que quero que habitem minha mente, a me tornar uma pessoa mais simpática e alegre, a enfrentar e superar características marcantes de meu temperamento que dificultavam a convivência, enfim, estou me tornando um ser melhor do que seria se continuasse simplesmente a viver o dia a dia sem me preocupar em ter consciência não só do que fazia, mas principalmente do que pensava e sentia, bem como das causas que me levavam a agir desta ou daquela maneira ou, até mesmo, deixar de agir.
Hoje, este trabalho tornou-se um exercício muito agradável de estar constantemente atento não só ao que ocorre à minha volta, mas especialmente ao que ocorre internamente; enquanto faço todas as atividades diárias, quer sejam de lazer, quer seja atendendo a compromissos da atividade profissional. Além disso, por força do trabalho de superação orientado pelo método logosófico, comecei também a ampliar meus conhecimentos sobre o mundo mental e a entender que existem leis universais que regem toda a Criação, o que explica porque tudo funciona de maneira harmônica e equilibrada.
E a obediência a estas leis abre para o ser humano perspectivas inimagináveis.
Mas o que gostaria de destacar, acima de tudo, é um resultado que este trabalho me propicia: o desfrutar de uma felicidade constante, felicidade que se constitui das pequenas parcelas de bem, compostas pela superação que vou alcançando de tantas limitações que antes simplesmente achava que configuravam meu jeito de ser, sem chance de modificá-las.
E esta felicidade se complementa quando compartilho com os demais esta alegria conquistada por estar conseguindo me tornar, passo a passo, um ser muito melhor do que eu jamais poderia imaginar que poderia chegar a ser, nem quando alimentava os sonhos da infância de vir a ser algum tipo de super-herói ou um benfeitor da humanidade!
E você, meu caro leitor, não gostaria também de trabalhar em uma obra que pudesse ser exemplo e estímulo para outros?
Então, mãos à obra!
Em breve, constatará que não existe trabalho que ofereça remuneração mais compensadora!
Feliz trabalho de todo dia!
Carlos Alberto Soares