Dia da mulher: dia de Dilma
Por Rosimeire Soares da Silva | 08/03/2011 | CrônicasA cada dia 08 de março, algumas comemorações se expandem nas cidades: as mulheres são parabenizadas pelo "seu dia". Recebem flores no semáforo, no restaurante; recebem congratulações por onde passam. Justa homenagem, mas mero reconhecimento, sem novos posicionamentos e respeito, esboça um discurso demagógico contestável. Rememoremos que a luta feminina é árdua e já perdura anos.
Mas é preciso ressaltar: o Brasil vive, em 2011, um momento histórico. Temos o primeiro dias das mulheres sob a liderança política de uma mulher. A presidente Dilma Rousseff representa progresso e amadurecimento político, social e histórico de nosso país. Não podemos comemorar com a mesmice de sempre, precisamos realçar o instante, enaltecer a representação desse feito e bradar contra as injustiças que ainda permanecem latentes e intrínsecas na nossa sociedade.
Em cada setor de nossa vida seja social, familiar, podemos realizar diversas "leituras" do papel da mulher. Com base nisso, observamos a literatura: várias mulheres foram criadas (por homens ? célebres escritores) e ganharam vida própria. Essas personagens passaram a existir porque representam outras mulheres que choram, amam, lutam, defendem sua prole, seus interesses, seu país, defendem sua classe.
No âmbito social, nos deparamos com as mulheres comuns, as responsáveis pela enorme engrenagem coletiva. A doméstica, a cobradora de ônibus, as esposas, mães, filhas, políticas, personagens do mundo cotidiano. Elas também são fortes, de luta, também demarcam seu papel de mulher.
Então, surge, em meio a tantas, outra personagem. Quem é Dilma? A que livro ela pertence? Ela pertence ao livro da evolução da mulher brasileira. Vivenciou a ditadura militar e sofreu consequências desse período. Ela representa a mulher-mãe, mulher-avó, mulher capaz de desbravar e ocupar espaço que não era de mulher. Todavia vale lembrar Dilma não foi criada por um célebre escritor, foi criada por milhões de brasileiros que apostaram nela suas esperanças. A eleição de Dilma constitui honras à mulher. Parabéns a todas as mulheres brasileiras!