Dever de casa, sim ou não?

Por Iza Aparecida Saliés | 09/12/2009 | Educação

Quando as atividades pedagógicas ultrapassam os limites da escola, o que fazer?

Os pais têm se envolvido em demasia com a vida escolar dos filhos, sobrecarregando – os de afazeres escolares ou não, isso acontece, com mais frequência com crianças da classe média.

Eles, os pais, procuram especialistas, aula particular, tudo que possa ajudar na superação das dificuldades de aprendizagem de seus filhos, isto porque, não foram realizadas na sala de aula, durante o processo ensino aprendizagem do dia.

Essas crianças são geralmente filhos de pais que podem buscar alternativas próprias para ajuda e apoiar o estudo deles, são na grande maioria, pessoas que de uma forma ou de outra acompanham a trajetória escolar dos pequenos.

E as crianças que não contam com esse apoio?

Muitas crianças fazem parte desse rol, ou seja, dos que não possuem pais para acompanhar os trabalhos escolares, essas crianças, não gozam das mesmas oportunidades para aprender, elas precisariam do apoio da escola para não ficar em defasagem em relação às outras.

O papel da escola é ensinar e ajudar a criança fazer o dever de modo que elas não dependam da ajuda da família, e não deixar para os pais a responsabilidade de terminar o que na sala de aula não foi feito totalmente, ou melhor, explicar com clareza os exercícios na sala.

O dever de casa é uma grande preocupação para os pais, tudo porque ao passar o dever de casa, que não deveria existir, são atividades que em muitos casos a criança não consegue fazer sozinha, e não contam com colaboração em casa.

Esse é um problema sério, pois a criança fica desprovida de apoio para a realização de seus deveres escolares, e ao chagar na escola, é cobrado (a) pelo professor. Sem dúvida ficará em desvantagem em relação ao colega que consegui fazer o dever de casa.

Será que há necessidade de dever de casa? De quem é a responsabilidade de conduzir o processo ensino aprendizagem do estudante? E o tempo escolar?

E a escola o que deve fazer?