Deus Moderno

Por José Jorge Silva Sampaio | 23/01/2012 | Resumos

Segundo a lenda grega Prometeu, deu aos homens o poder de pensar, e raciocinar, com a sabedoria adquirida; eles exerceram o poder sobre a natureza. Com o desenvolvimento da sociedade humana, as aptidões foram melhoradas, graças às construções de maquinas. Trabalho que antes era feito com um mês passou a ser feito em tempo recorde, era um sonho inocente que dessa forma, o trabalhador tivesse mais tempo para atividades como: a educação, o lazer, e a família.

Infelizmente em algum momento na historia o homem prendeu o controle! Houve uma rebelião e o trabalho assumiu as rédeas da situação e passou ser Senhor daquele que o criou, e o desenvolveu.

A força do trabalho é tanta que Georg Lukás o identifica como ontológica da ideologia e o da falsa consciência.

Com a entronização desse novo deus, passamos a uma condição de subalterno, escravo de um sistema capitalista que conseguiu incutir nas nossas mentes que o trabalho é única necessidade dos seres. Sendo assim falta-nos consciência da monstruosidade dessa adoração que estamos prestados ao trabalho com pesada conseqüência para a sociedade como o todo.

Prendemos qualidade em setores primordial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa: educação, saúde e família.

Educação proliferação de cursos, e escolas sem compromisso com o ensino, salas cheias, como se fosse um presídio. Para o educador é difícil fazer um trabalho de qualidade, mas isso é o menos importante escravo não precisa pensar.

Saúde: a começar pela má alimentação o capitalismo e seu deus- o trabalho vende-o seus lixos alimentares enlatados, e outros produtos prejudiciais. Temos também uma medicina capitalista onde a vida até para o medico não é importante parece que alguns profissionais da saúde tratam dos pacientes como se tivesse apertado parafuso. O importante deixou de ser o cidadão e sim quantidade de consulta. O trabalho, o deus moderno.

Pelos os motivos acima citados já poderíamos condena o trabalho a uma reformulação, pois ele deveria nos trazer prazer e não dor. Mas o maior malefício desse falso deus é na família.

Por causa da vida corrida que estamos levando sem tempo para nada a nossa casa algumas vezes não passa de restaurante na beira da estrada onde paramos nos alimentamos, e vamos embora sem nenhum vinculo efetivo ou emocional com os funcionários. Como conseqüência dessa atitude capitalista irresponsável tem se observado o aumento do uso de drogas legais, e ilegais entre os jovens, a violência cresce não só nas grandes cidades, alguns jovens se revolta contra os próprios pais, professores, a mensagem é clara precisamos de ajuda, pois estamos sem rumo e a nossa dor aumenta cada dia mais. 

Diante dessa problemática e essas falta de percepção que o trabalho existente é fruto de a uma sociedade capitalista que nos trata como se fossemos maquinas. Precisamos rediscutir o papel do trabalho na nossa vida e nos conscientizar do real papel do trabalho na nossa vida.

Bibliografias: 

http://www.infoescola.com/mitologia-grega/prometeu/ 27/09/2011 às 23h50min

      http://www.urutagua.uem.br/009/09costa.htm 28/o9/2011 ás 02h00minh