Desvios Posturais

Por Eduardo Da Luz Ferreira | 05/10/2016 | Educação

Eduardo Da Luz Ferreira
Rafael Trentin Scremin

Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício
Faculdade Sant’Ana Pós
Instituto Doll

Resumo
 Atualmente sentir dor nas costas esta se tornando cada vez mais comum na população, há muitas razões pelas quais as pessoas sofrem de dores entre elas estão excesso de peso, lesões, doenças ou por adotarem maus hábitos de postura durante o dia a dia. Uma vez em postura que não seja correta nosso corpo busca adaptações levando ao uso incorreto de outras articulações corporais causando encurtamento e enrijecimento dos músculos, o que acaba gerando desvios posturais acentuando o grau de nossas curvas fisiológicas (cervical, torácica, lombar, sacro-coccígea), gerando hipolordose e hiperlordose lombar, hipocifose e hipercifose torácica e escoliose. Sabendo a causa destes males o presente artigo tem como objetivo orientar, esclarecer e ajudar indivíduos que sofrem destes problemas, identificando cada tipo de desvio postural e exercícios para controle e correção de cada um.
A coluna vertebral tem como as principais funções: suportar o peso corporal, proteger medula e nervos espinhais, promoção de flexibilidade ao corpo, exerce papel muito importante na postura e na locomoção. Na maioria dos casos desvio postural acontece pelo encurtamento e enfraquecimento dos músculos cabe a um profissional examinar e indicar exercícios para amenizar e corrigir o problema, cirurgias da coluna são indicadas em uma minoria dos casos, o exercício físico quando bem orientado por um profissional capacitado  visa a corrigir o desvio postural ou evitar que o problema se acentue, possibilitando uma melhor qualidade de vida, refletindo diretamente na sua vida diária.
Palavras chaves: má postura, coluna vertebral e desvios posturais.
1. Introdução O objetivo deste estudo foi analisar métodos que possam ajudar no controle de dores nas costas, tendo em vista um aumento na incidência destes problemas na população jovem e adulta, problema este que acaba interferindo na vida ativa destas pessoas. Serão abordados os principais desvios posturais e suas causas e exercícios resistidos e reeducação postural global para atuar na prevenção, manutenção e ajudar a corrigir estes problemas.
Atualmente sentir dor nas costas esta se tornando cada vez mais comum na população, isto se deve muito a fatores como a idade, má postura, ficar muito tempo no celular em posição que não seja correta, ficar em pé por muitas horas em postura inadequada, uso de sandálias de salto alto por longo período de tempo, gravidez, excesso de peso corporal, maus hábitos como carregar bolsas e mochilas pesadas e também com apenas umas das alças.
Estes erros comuns acabam desencadeando um grande desequilíbrio na musculatura da coluna, diminuindo a massa muscular e gerando encurtamentos e em um tempo médio ou em longo prazo acabara causando dores crônicas em graus variados.
No momento atual o excesso de peso é uma preocupação mundial podendo influenciar bastante na frequência de dores nas costas com o aumentando na pressão nos discos da coluna e interferindo no equilibro.
Desvios posturais na coluna como hipolordose e hiperlordose lombar, hipocifose e hipercifose torácica e escoliose também podem levar a ocorrências de dores nas costas de diferentes modos de acordo com a gravidade.
Uma postura inadequada que muitas vezes passa por nós despercebida, acaba causando muitos danos a nossa coluna, uma vez em postura que não seja correta nosso corpo fica em desequilíbrio e para compensar a coluna  vertebral acaba gerando desvios posturais acentuando o grau de nossas curvas fisiológicas (pode causar atrofia e enrijecimento de músculos), prejudicando articulações e causando dores.
A coluna vertebral consiste em uma pilha curva de 33 vértebras que são divididas estruturalmente em cinco regiões. De cima para baixo, existem 7 vértebras cervicais (constitui o esqueleto axial do pescoço e suporte da cabeça), 12 vértebras torácicas (suporta a cavidade torácica), 5 vértebras lombares (suporta a cavidade abdominal e permite mobilidade entre a parte torácica do tronco e da pelve), 5 vértebras sacrais fundidas (une a coluna vertebral a cintura pélvica) e 4 pequenas vértebras coccígeas fundidas (é uma estrutura rudimentar em humanos, mas possui função no suporte do assoalho pélvico). Alguns indivíduos podem apresentar uma vértebra a mais ou uma vértebra a menos, em especial na região lombar (HALL, 2009, p. 278).
Também chamada de espinha dorsal a coluna vertebral na parte superior se articula com o crânio e na parte inferior com o osso do quadril (ilíaco). Quando observada de frente deve ser reta, mas quando vista de lado ela possui quatro curvaturas fisiológicas, duas voltadas para frente e duas para trás. São 5 as regiões da coluna :
- Cervical, Torácica, Lombar, Sacro, cóccix.
As principais funções da coluna vertebral são: sustentar o peso corporal, proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais, promoção de flexibilidade ao corpo, exerce um papel muito importante na postura e na locomoção, apresenta naturalmente curvaturas na região torácica e lombar.
As alterações na coluna vertebral representadas por desvios anormais ou acentuação de curvas normais já existentes são chamadas de desvios posturais, que podem levar ao uso incorreto das outras articulações corporais, uma vez que o corpo busca adaptações para se manter o equilíbrio, causando encurtamento dos músculos e enrijecimento. Neste artigo serão abordados os principais tipos de desvios posturais em cada região da nossa coluna e como nossos maus hábitos interferem diretamente na coluna.

[...]

Artigo completo: