Destruição pelas águas do mês de março
Por sonya oliveira | 27/03/2011 | AmbientalO cenário de devastação provocado pelas águas de março que vêm ocorrendo em muitas cidades brasileiras revela um dos problemas mais caóticos enfrentados ultimamente pelo Brasil.
Todos os anos as chuvas de verão atacam e o resultado são milhares de desabrigados, muitos danos materiais e algumas mortes. A quem atribuir a culpa dessas catástrofes? À natureza, ao homem ou será aos governantes que lideram a nossa nação? Com certeza os únicos e verdadeiros culpados de tudo isso são os próprios homens em conjunto com o poder público. O homem, pela ocupação irregular de áres verdes, pela distribuição de lixo em lugares impróprios e acima de tudo, pela falta de consciência de educação ambiental. O poder público, por sua vez se consagra culpado pelo simples fato de ser omisso na gestão urbana, pela falta de saneamento básico e sobretudo pela falta de políticas sociais voltadas à prevenção dessas inundações.
Vários são os fatores causadores das enchentes e calamidades que assolam as nossas vidas, mas várias também são as maneiras de combatê-los. Não podemos impedir de cair a chuva, mas podemos impedir de alagar nossas casas. Como? As causas das enchentes, as soluções técnicas e o resultado desse processo devem ser analisadas por todos - autoridades e a coletividade, para que juntos possamos resolver esse dilema por que passamos todos os anos em nossas cidades. Não é justo pagar um preço tão alto quando ainda se têm solução.