DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM ?PB

Por Marcelo Luís de Oliveira | 26/12/2010 | Ambiental

DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO
DE BELÉM ?PB
















Autor: Marcelo Luis de oliveira



















BELÉM-PB
2010










RESUMO




DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM ?PB


AUTOR: Marcelo Luis de Oliveira/CH



A questão do lixo é um problema de ordem mundial, pois, quanto maior o desenvolvimento, maior será a produção de lixo. A partir desse fato surge alguns problemas tais como: forma de coleta, como tratar e que destino dar a esses resíduos. O objetivo desse trabalho é mostrar a forma inadequada de deposição final dos resíduos sólidos no município de Belém-PB, além de suas conseqüências e de como minimizar esses impactos ao meio ambiente, através de uma política ambiental de conscientização da população dos problemas provenientes do lixo. A preocupação com esses problemas e o desejo de alertar a comunidade para o tratamento correto do lixo foram os motivos que me levaram a desenvolver esse trabalho. Para obter os objetivos desejados foram utilizadas pesquisas literárias, visitas aos lixões e entrevistas. O trabalho foi estruturado em capítulos, com a seguinte divisão: Introdução, Referencial Teórico, Delimitação Histórico-Geográfico, Procedimentos Metodológicos, Discussão dos Resultados e Considerações Finais. O grande problema da "era dos descartáveis" é dar um destino final aos resíduos sólidos sem prejudicar o meio ambiente e a comunidade.


Palavras-chave:
Resíduos, meio ambiente e lixões.



















ABSTRACT


FINAL DESTINATION OF SOLID WASTE IN THE MUNICIPALITY OF BELÉM ? PB


AUTOR: Marcelo Luis de Oliveira



The issue of garbage is an issue of world order, because the higher the development, the higher the production of waste. From this fact arose some problems such as: form of collection, how to handle and that target give these residues. The goal of this work is to show the improperly final deposition of solid waste in the municipality of Belém-PB, besides its consequences and how to minimize these impacts to the environment, through a policy of environmental awareness of the population of the problems from the trash. The concern with these problems and the desire to alert the community to the correct treatment of garbage were the reasons that led me to develop this work. To obtain the desired objectives were used literary researches, visits to garbage dumps and interviews. The work was structured in chapters, with the following breakdown: Introduction, theoretical, historical-Geographical Delimitation, Methodological Procedures, Discussion of results and final considerations. The big problem of "era of disposable" is to give a final destination solid waste without harming the environment and the community. Keywords: Waste, environment and garbage dumps.


Keywords: Waste, environment and garbage dumps.






















1.INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da questão do lixo urbano. Além do expressivo crescimento da geração de resíduos sólidos, sobretudo nos países em desenvolvimento, observam-se, ainda, ao longo dos últimos anos, mudanças significativas em suas características. Essas mudanças são decorrentes principalmente dos modelos de desenvolvimento adotados e dá mudança nos padrões de consumo. Os objetos são fabricados para durar menos tempo e serem substituídos por novos e mais modernos, provocando montanhas de lixo, principalmente nos países ricos, além das embalagens que contribuem para um aumento considerável de todo o lixo existente no planeta.
Portanto, não podemos tratar dos problemas causados pelos resíduos sólidos de forma geral, porém de maneira diferenciada de município dependendo principalmente da disponibilização de cada administração pública, para tratar o assunto do lixo, o que também não significa, que eles são menores ou mais fáceis de encontrar solução em cidade de menor porte, onde parece que os resíduos sólidos não causam tantos problemas. No entanto, poderá trazer grandes problemas para a população, já que há um crescente acúmulo dos resíduos sólidos a cada ano, além da contaminação do solo.
Os Municípios brasileiros vêm desenvolvendo um modelo de gerenciamento dos resíduos sólidos, enfatizando apenas algumas das etapas dos processo, como a coleta de lixo e a varrição de ruas. Este fato demonstra que os administradores públicos ainda não atentaram para o grave problema que o lixo representa.
Essa pesquisa tem como objetivo, fornecer conhecimentos sobre a produção e o destino final dos resíduos sólidos bem como os problemas ambientais, causados pela maneira inadequada da disposição final dos resíduos, além de suas conseqüências a população e de como minimizar esses impactos ao meio ambiente, através de uma política ambiental de conscientização da população no município de Belém/PB.
Além de mostrar os problemas causados pela forma de disposição final dos resíduos sólidos e despertar a comunidade em relação às questões ambientais produzida pelo lixo urbano e suas conseqüências no que diz respeito ao surgimento de doenças provocadas por animais que vivem nos lixões, também analisar de que maneira ocorrem a poluição do solo, da água e do ar, decorrentes do lixo depositado sem os cuidados devidos, com o tipo de material que é jogado a céu aberto.
Esses dados foram obtidos através de pesquisa literária, consulta à internet, questionário aplicado junto à população, dados fornecidos pelos órgãos municipais e visita in loco.
O destino final do lixo no município de Belém-PB, é feito de forma imprópria, pois além de ser jogado sem qualquer seleção, os resíduos sólidos provocam todos os problemas da decomposição a céu aberto.

2.REFERENCIAL TEÓRICO

Lixo numa sociedade consumista:

"Uma importante preocupação é o desenvolvimento de vias sensatas e sanitariamente proveitosas dos milhões de toneladas de resíduos urbanos gerados diariamente. A gestão inadequada dos resíduos tem efeitos na saúde da população" (BIDONE e POVINELLI, 1999,p.05).


Com a chegada da industrialização e sua expansão por todo o Planeta, o mundo começou a sofrer problemas jamais vistos ou sequer imagináveis, dentre todos esses problemas um deles vem se tornando um grande problema, para toda a População Mundial. É a questão do lixo urbano que é produzido em grande escala, mas não tem um local adequado para seu destino final (CARVALHO e TELLA, 1997, p.06 e 07).
Dar um destino adequado ao lixo é um dos grandes desafios da administração pública em todo o mundo. No Brasil, os problemas vêm sendo enfrentados de forma inadequada e improvisados. Boa parte do lixo é simplesmente jogada em grandes terrenos, isso quando chega a ser coletado. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro ficam espalhado pelas ruas das cidades (IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1995).
Os habitantes da moderna sociedade, principalmente aquela das grandes concentrações urbanas, dispõem de uma gama muito variada de bens de consumo (SCARLATO, 1992, p.51).
Sabemos que os estudos sobre o lixo ainda são precários, mas certas evidências, como algumas denúncias veiculadas pela mídia e pelos movimentos ecológicos, permitem-nos formular algumas hipóteses sobre ele, suas relações com as questões ambientais e as vantagens de programas de reciclagem dos resíduos sólidos urbanos. Acreditamos que aqui resida uma questão completa onde a multidisciplinaridade possa trazer grandes contribuições.(www.resol.com.br, 17/05/05).
Segundo o CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea 1997, p.02) o lixo é matéria-prima proveniente principalmente dos recursos não renováveis e pode causar impactos negativos ao ambiente, o ser humano se livra do lixo jogando-o fora do seu alcance, mas não do meio ambiente em que vive.
Tanto pela alta densidade de ocupação quanto pela sofisticação dos seus hábitos, as modernas populações produzem dejetos em tal quantidade que torna impossível para os sistemas naturais decompor "refugos da civilização", na velocidade necessária a torná-los inócuos e assim não comprometê-lo. Como resultado, tais resíduos acabam tornando os reservatórios naturais impróprios. Provavelmente, é o lixo um dos maiores responsáveis pela poluição ambiental, talvez seja a principal gênese da poluição ambiental. (www.resol.com.br, 17/05/05).

3.RESULTADOS E DISCUSSÕES

Como é de conhecimento geral, qualquer atividade urbana é geradora de lixo, seja ele domiciliar, hospitalar, comercial ou industrial. A ausência de priorização por parte das administrações, quanto ao conceito que a população tem sobre os resíduos sólidos, a ausência de participação da mesma na política municipal de gestão de resíduos sólidos tem sido fator preponderante para o insucesso de ações propostas até o momento. A população não tem sido considerada como elemento fundamental dentro do enfoque que se busca dar atualmente para os resíduos sólidos. Para que haja a minimização dos resíduos é necessário que os órgãos responsáveis tenham consciência de que é a população quem gera o lixo. Só desta forma será possível criar valores que possibilitem à população uma reflexão quanto à quantidade e qualidade do lixo que geram e o que fazem para se livrar dele.
Considerando-se o lixo domiciliar nota-se que, em sua maioria é formado por restos de comidas, sacos plásticos, embalagens PET, papeis e folhas de plantas oriundas da poda de arvores e etc.

Na área do lixão são visíveis grandes problemas de ordem ambiental e saúde pública já que todos os resíduos coletados entram em decomposição a céu aberto, tornando-se praticamente impossível residir nas proximidades, também foi constatado uma proliferação muito grande de insetos, moscas, baratas, ratos e etc, a poluição do ar, contaminação do solo pelo chorume da decomposição do lixo e uma grande ameaça para os recursos hídricos já que fica próximo a um riacho e na época do inverno esses dejetos podem ser carreados pela força da água para o leito do riacho.
Já o lixo coletado nas vias públicas pelos garis, é transportado em carrinhos de mão, para pequenos lixões nos arredores da cidade, representando uma grande ameaça para a população já que essas áreas ficam muito próximas à cidade e apresentam uma grande proliferação de insetos o que representa um problema muito grave para a saúde desses habitantes que residem nas áreas afetadas, além desses problemas tem o desconforto do mau cheiro gerado pela decomposição dos resíduos.
Ocorre também nas áreas desses lixões a presença dos catadores, inclusive de crianças, que além de não possuírem equipamentos como: luvas, roupas especiais e calçados, ficam expostos ao mau cheiro, vidros e metais cortantes e doenças infecto-contagiosas, ocasionando, portanto, problemas de ordem social e sanitária.
Analisando os dados colhidos após aplicação de questionários constatamos que na maioria das residências o chefe da família é uma pessoa do sexo masculino seguindo a tendência tradicional do nosso povo onde o homem é o chefe da casa.
Quanto à coleta do lixo foi constatado que 90% das residências são atendidas pelo serviço domiciliar de limpeza pública, os 10% restantes jogam o lixo produzido em suas residências em terrenos baldios.(Quadro-03)




QUADRO 3 -Coleta de lixo no município de Belém (%)

TIPO LIMPEZA PÚBLICA POR CONTA PRÓPRIA OUTROS
Domiciliar 90% 2% 8%
Hospitalar 100% - -
Comercial 93% 5% 2%
industrial 20% 80% -
Fonte: Sec. Meio Ambiente e Limpeza urbana.
A freqüência com que o serviço de limpeza pública passa nas residências DE duas vezes por semana nas áreas centrais e uma vez nas ruas mais afastadas, com relação as áreas não atendidas o responsável pela limpeza ( Maurício Rodrigues, 45 anos), nos afirmou que é devido ao difícil acesso até a localidade.
A coleta de lixo no município de Belém é feita em sua grande maioria pelo serviço de limpeza pública e pelos garis, algumas micro empresas situadas na cidade fazem a coleta por conta própria. A Indústria Alimentícia 3 de maio tem todo o seu lixo recolhido por conta própria e conduzido a um aterro sanitário situado no terreno da própria empresa.
O destino final do lixo é mais concentrado para a área do lixão onde recebe a maioria do lixo produzido na cidade, o restante é destinado a terrenos baldios situados nas imediações da cidade.

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fazendo uma análise de acordo com os dados obtidos, nesta pesquisa comprovamos que medidas urgentes devem ser tomadas no município de Belém para tentar encontrar uma maneira melhor de lidar com a produção e o destino final do lixo, que se torna mais grave a cada dia isto, porque a produção de lixo é cada vez maior, como também procurar um método adequado para o destino final dos resíduos sólidos, sem provocar danos a saúde das pessoas e ao meio ambiente.
É preciso que as pessoas tenham uma conscientização a respeito desse problema, busquem formas de diminuir os danos causados ao meio ambiente por esses resíduos.
Por isso concluímos que a questão da produção x destino final é um problema muito grave para a sociedade moderna que é extremamente consumista gerando uma quantidade muito elevada de lixo sem se preocupar com o seu destino final que na maioria das vezes é feito de forma irregular causando danos irreversíveis a saúde da população e ao meio ambiente.
Porém, se houver uma parceria entre os órgãos públicos e a população, muitos desses problemas podem ser solucionados, melhorando a qualidade de vida da nossa sociedade.

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

ABNT ? Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Agosto de 2000. Impresso no Brasil

ATLAS ESCOLAR DA PARAÍBA. Coordenadora: Janete Lins Rodrigues. João Pessoa. Grafset, 3ª Edição. 2002.

BIDONE, Francisco Ricardo Andrade.POVINELLI, Jurandyr. Conceitos básicos de resíduos sólidos. São Carlos: EESC/USP. 1999.

CARVALHO, Vanderlei Souza. TELLA, Marco Aurélio Paz. Consumo, Lixo e meio ambiente. São Paulo; CEDEC, 1997.

ENCICLOPÉDIA dos Municípios da Paraíba. 2000.

PROJETO RADAMBRASIL ? Programa de Integração Nacional Levantamento de Recursos Naturais. Folhas 5b 24/25 Jaguaribe/Natal. Vol. 23. Rio de Janeiro, 1981.

SCARLATO, Francisco Capuano. PONTIN, Joel Arnaldo. Do nicho ao lixo: ambiente sociedade e educação. 5ª edição. São Paulo: Atual, 1992.

SITE: www.resol.com.br acessado em 17/05/05

SITE: loucosporlixo.com.br

TEIXEIRA, Marco Antônio C. SEGURA, Denise de Souza Baena. Consumo, Lixo e meio ambiente. São Paulo: CEDEC, 1997