Destino Cingapura Ásia
Por Rayan Maia | 31/07/2013 | SociedadeConhecer a cidade de Cingapura é como ser transportado para outra dimensão. Essa sensação é própria de diversas cidades asiáticas tidas como exóticas por serem diferentes do que se vê, diariamente, no ocidente. Mas, Cingapura tem um algo a mais. Trata-se de uma cidade que conquistou sua liberdade há pouco tempo, mais precisamente em 1965. Desde então, essa espécie de cidade-estado contemporânea tem atraído os olhos do mundo para si devido à ótima hospitalidade de seu povo, à organização urbana, aos imponentes edifícios – obras-primas da arquitetura moderna que nos remetem ao futuro – à exuberante flora e pela segurança que se sente ao se circular pelas ruas.
Um inglês Um Tanto Quanto Peculiar
Cingapura parece uma torre de babel em constante movimento. A cidade possui 4 línguas oficiais: inglês, tamil, malaio e o mandarim. Contudo, não se engane. O que mais se ouve pelas ruas é um dialeto quase incompreensível, resultado de uma mescla entre todos os idiomas mencionados. Logo, o turista tem a impressão de presenciar uma
cacofonia sem fim. Mas, isso não é grande problema porque os nativos farão o possível para se comunicar. O povo costuma ir do singlish – o dialeto local – para o inglês em questão segundos. Este por sinal é pronunciado de um modo um tanto quanto estranho, como se tivesse sido reinventado. O viajante mais experiente notará que o inglês de Cingapura pouco lembra o estadunidense, o britânico ou mesmo o australiano. A experiência com o idioma é confusa, todavia, estimulante para se continuar explorando a cidade.
Uma Cozinha com Lembranças da China e da Índia
Dentre os pratos típicos e mais consumidos por lá estão o “Bah Kut Teh”, que nada mais é do que costela de porco embebida em chá de ervas. Este prato produz aroma forte e marcante.
Experimente também o “Carrot Cake”, um bolo de cenouras sem cenouras. Em Cingapura, o rabanete é chamado de cenoura branca. O prato acompanha farinha de arroz que é misturada à água. Posteriormente, frita-se com ovos, pitadas de cebolinha e dentes de alho picados. O prato é vendido nas ruas por ambulantes. Vale a pena experimentar essa delícia com um pouco de shoyo doce e pimenta local.
Os Principais Ícones
Confira a estonteante roda gigante local denominada “Singapore Flyer”, maior que a da Inglaterra.
Cingapura também possui sua Chinatown. Chegando lá, o Chinatown Heritage Center, que conta como os chineses alcançaram Cingapura, merece uma visita. Assim como o templo budista logo ao lado, com arquitetura e limpeza impecáveis.
Já quem a apaixonado pela natureza poderá visualizar toda a sua exuberância no incrível Jardim Nacional das Orquídeas, um verdadeiro espetáculo dos deuses.