Desmatamento da Amazônia

Por Frederico Itajahy | 28/06/2009 | Ambiental

O desflorestamento da Amazônia prossegue a passos largos segundo as fontes de vários institutos que monitoram a questão.

O assunto é grave, preocupa a todos nós ou até ao mundo todo, dando motivo à especulação da questão quanto à internacionalização da Amazônia.

No mundo os países desenvolvidos destruíram suas florestas para propiciarem o desenvolvimento, sem a preocupação quanto à preservação, eram outros tempos? Talvez, mas hoje nós não podemos admitir essa destruição.

Mas para a produção de gado, soja, etanol ou outro tipo de atividade agropecuária é preciso derrubar a mata. Então não temos o direito ao desenvolvimento?

O ser humano tem a capacidade de criar formas ou maneiras diferentes de se obter os resultados desejados usando a sua inteligência. Hoje já existem diversos estudos comprovados de atividades dentro do modelo de desenvolvimento sustentável, que pode gerar um ganho real por hectare de floresta, maior do que qualquer atividade agropecuária das mencionadas.

A riqueza existente na floresta é imensa, no conjunto sua principal riqueza é referente ao aquecimento global que atinge o mundo todo e não tem preço. Porque destruir, se podemos obter ganhos reais com ela em pé.

O mundo tem que pagar hoialt para a Amazônia ser preservada esse seria o primeiro ganho sobre a floresta, pago ao proprietário de fato e de direito.

O fardo é pesado demais para o governo, não resolve a questão ficar criando área de preservação ou reservas, e ficar gastando para proteger.

O modelo a ser implantado seria a exploração da preservação da floresta por empresas do setor privado, que obteriam resultados preservando a floresta e o meio ambiente.