DESENVOLVA SEU TALENTO
Por Luciano Machado | 07/05/2011 | CrescimentoDESENVOLVA O SEU TALENTO
Todo indivíduo, homem ou mulher, possui algum talento.
Independentemente do estudo ou formação que venhamos a ter, todos nascemos com uma ou mais qualidades inatas que poderemos ou não vir a descobrir e desenvolver em nós mesmos.
Alguém será um bom equilibrista ou malabarista ou bom dançarino; outro, bom músico ou instrumentista; outro, inventor ou desenhista; outro, bom carpinteiro, bom pedreiro; outro será bom cozinheiro; outro terá facilidade para o cálculo matemático; outro terá o dom da clarividência, da poesia, da prosa, da oratória; e ainda outro terá qualquer habilidade que o venha a distinguir dos demais.
Ninguém nasce totalmente desprovido de algum talento ou capacidade que possa vir a desenvolver no decurso de sua vida, mesmo sendo um deficiente físico. A natureza às vezes nos tira alguma coisa, mas nos dá outra. Quem não conhece um deficiente visual que seja um bom locutor de rádio, um bom cantor ou excelente humorista. Conheço o caso de um homem, no Paraná, que não possui os braços nem pernas, mas em cuja própria oficina trabalha sozinho e, entre suas muitas invenções, construiu para si um veículo automotor no qual se locomove. Na Austrália também existe o caso de um jovem palestrante motivacional, Nick Vujicic, que nasceu sem os braços e sem as pernas. Isto não o impediu de vir a ser uma pessoa extraordinária, alegre e feliz, de bem com Deus e com a vida.
Tenho um amigo cuja profissão é eletricista, mas também é um excelente desenhista e caricaturista. No entanto, nunca se dedicou ao desenho ou à caricatura como atividade profissional, no que certamente se daria muito bem.
Conheço mais dois exemplos de verdadeiros gênios, no desenho e na pintura, que infelizmente se entregaram ao vício da bebida.
Um outro amigo, era um prestidigitador nato e também um extraordinário contorsionista. Ele era capaz de fazer desaparecer qualquer objeto de suas mãos num passe de mágica, fazendo-o reaparecer em outro lugar, assim como era capaz, em demonstrações privadas, de se transformar, pelo contorsionismo, num pacote humano, e andar apoiado nas mãos, encolhendo tronco, braços e pernas. Infelizmente este amigo, que mais tarde se tornou um campeão de vendas da Enciclopédia Barsa, e que jamais chegou a ser um mágico ou contorsionista profissional, sofreu um acidente vascular cerebral aos 68 anos, e hoje está hemiplégico no leito de um asilo.
O mundo nos mostra, às vezes de maneira trágica, muitos exemplos de talentos que se perderam.
Um cidadão austríaco chamado Adolph Hitler trocou, quem sabe, uma excelente carreira como artista plástico, para se transformar num malfeitor e inimigo da humanidade.
Mas ninguém terá a desculpa de dizer que não sabe ou nunca soube fazer nada. Todos nós possuímos um ou mais talentos a serem descobertos, aproveitados ou desenvolvidos. E, às vezes, morremos sem saber do que seríamos capazes.
Portanto, meu amigo, minha amiga, descubra aquilo que você sabe fazer e desenvolva este talento ou capacidade. Isto poderá tornar você uma pessoa diferente, mais feliz, realizada e independente. Luciano Machado