Desenho Curricular: Introdução a Psicopedagogia

Por Ntakirutimana Eliphaz | 11/08/2016 | Educação

1. Introdução

A psicopedagogia engloba vários os conhecimentos teóricos e pratica importante que um Professional da área de educação deve possuir para que o processo de ensino e aprendizagem decorre sem deficiência.
Um Professional da educação deve ser uma pessoa bem formada e actualizada. Na área de administração é muito importante que o director da escola tenha a formação psicopedagógica. Esta formação é uma guia que o ajuda a entender que o que esta decorrer nas salas de aulas esta dentro das normas da formação ou não, A formação psicopedagógica é muito exigido para todo mundo que quer ou deseja exercer a suas funções como docentes. Sem conhecer a pessoa com que esta ensinar praticamente fica difícil conseguir transmitir o conhecimento.
Como docente, a psicopedagogia ajuda a saber a metodologia adequada a ser usada na vida pratica quando estamos com nossos alunos e saber as maneiras possível de chegar a nossos objectivos de aulas.
A psicopedagogia traz aos conflitos que surgem entre a direção e os docentes, e entre os docentes e os estudantes. Quando nos sabemos o que devemos fazer e como fazer com a certeza evitamos muitos conflitos e criamos sucesso no campo de trabalho e dentro da sociedade, Segundo Noff (1995), a Psicopedagogia institucional apresenta-se como transformação da própria pedagogia, devendo estudar as modalidades de ensino-aprendizagem desencadeados e/ou possibilitados pelas instituições escola, visando a prevenção e enfrentamento de conflitos.
Vejamos que a psicopedagogia ocupa um lugar chave no processo de ensinoaprendizagem.
Por isso veremos a seguir os elementos que formam este curso para responda as necessidades da Educação.

2. Perfil Profissional

Este curso permite o estudante a ter competências e habilidades de exercer as funções como : docente, delegado da disciplina, o adjunto pedagógico e outras actividades ligadas na área psicopedagogia.
o estudante que frequenta este curso, depois ca formação deve ser capaz de:
-Elaborar os materiais didáticas necessários
-Saber as tarefas de docentes
-Conhecer seus alunos e saber gerir seus comportamentos
-Dominar as metodologias a ser usadas
-Líder e motivar seus alunos
-Organizar os seminários de capacitação na área de Psicopedagogia e outros.
3. Nota Explicativa do Plano de Estudos 3.1 Duração do curso Este curso tem a duração de três (3) semestres presenciais ( por causa de horário fixo obrigatório e outros cursos), e no sistema de ensino a distancia ou online depende da disponibilidade de aluno e pode levar menos de três (3) meses.
3.2 Destinatários:
Docentes sem formação psicopedagogicas;
Docentes conformação Psicopedagogica desejados de ser capacitados;
Directores das escolas Toda pessoa qualificada desejada exercer actividade como docente.
3.3 Actividades: Teóricas e Praticas:
O curso da Psicopedagogia tem um total de 90 horas. A parte teórica leva 42 horas quando a parte pratica leva 48 horas.
5 As horas foram dividas de tal maneira o estudante tenha mais tempo de exercer actividades praticas no campo de trabalho ou assimilação para que termina a sua formação habilitando a trabalhar com um profissional.

[...]

 

Artigo completo: