Desarmamento
Por Narjara Weirich | 03/08/2011 | ResumosInquestionável é a decisão do Poder Judiciário em restringir o uso de armas no Brasil. É fundamental que a população se conscientize que a arma de fogo só gera mais violência e não trás segurança a nenhum lar. No entanto, a população está dividida entre os que são a favor e os que são contra o desarmamento. O ser humano deve perceber que ao entregar uma arma, já estará agindo em favor da paz.
Conforme descrito em nossa Constituição Federal, a segurança é um direito de todo cidadão e é dever do Estado construir uma sociedade livre, justa e solidária. Dessa forma, entregando suas armas ao ente responsável, a população estará deixando que o Estado faça o seu papel e combata a criminalidade de forma correta. A arma de fogo não pode ser vista como algo que servirá para a proteção pessoal de cada pessoa, deve ser usada por quem legalmente está habilitado e sabe como utilizá-la e não por leigos.
A televisão, muitas vezes, enfatiza brincadeiras envolvendo brigas e armas. Por isso, inúmeros acidentes já ocorreram com crianças que encontraram armas de fogo de seus pais em casa e brincando acabaram se machucando. De fato, assaltantes também usam armas de fogo para roubar, mas, por isso os policiais se capacitam cada vez mais para que possam proteger a sociedade. Aos poucos, a sociedade vai se organizando, é uma batalha difícil prender e desarmar todos os assaltantes, mas, cabe primeiramente às pessoas de boa índole colaborarem e entregarem suas armas.
Com a população desarmada e respeitando as leis, policiais poderão prender apenas os criminosos. Sem a restrição, muitas pessoas tinham armas em casa, dificultando o trabalho da polícia, que ia investigar se a pessoa tinha licença para o uso do instrumento e a sua origem, ao invés de prender os infratores.
Assim, percebe-se que o desarmamento é fundamental para a segurança e o bem estar da população, deixando que o Estado faça o seu papel de garantir a segurança.