DesafiosProfissionais III
Por Vanderley Nichelle | 03/10/2012 | Resumos1.0 - A Busca pela Oportunidade Ideal
Meu jovem, até posso ser o seu guia, desde que siga meus conselhos atentamente. Este é um caminho seguro, para aprender alguns passos e macetes, que ajudarão a resolver o seu problema: A busca pelo primeiro emprego, ou para um novo trabalho. Quero ajudá-lo a tornar-se um profissional muito valioso e requisitado. Só depende de você!
Muito bem, vamos logo ao que interessa! Você está querendo trabalhar, ou talvez trocar de emprego, de profissão, enfim, mudar a sua vida, mas não sabe como buscar uma nova oportunidade, não é mesmo?
- Então leia atentamente a cada um dos passos a seguir:
Primeiro Passo:
Você já pensou em que gostaria de trabalhar? Lembre-se, é muito importante fazer aquilo que realmente gosta. Isso não quer dizer que você não possa alcançar o sucesso e a felicidade,
se aprender a gostar daquilo que faz. Nem sempre conseguimos oportunidade para fazermos o que realmente sonhamos. Mas é muito importante abraçar uma causa, e adquirir gosto e prazer por aquilo que está fazendo, ou ao que se propôs a fazer. Jamais alguém terá sucesso pleno, se estiver fazendo algo que não o realiza pessoalmente, por exemplo:
- Você poderia ser um excelente jogador de Futsal, mas seu verdadeiro sonho é ser um jogador de futebol de campo. Sendo um jogador de Futsal, certamente você vibrará com os gols, com as vitórias da sua equipe, e até mesmo com seu ganho, até poderá sentir emoções à flor da pele, na mesma intensidade como se estivesse jogando num estádio de futebol, o seu sonho maior, não é mesmo?
Claro que você pode alcançar o sucesso, sendo jogador de Futsal, mesmo que não seja o seu sonho maior, porque você gosta de jogar bola. Porém, a realização total, fica um pouco mais difícil de ser alcançada, porque o sonho estará sempre voltado no seu desejo maior. Desta forma, o primeiro passo é; encontrar algo que tenha a ver muito contigo. Comece certo.
Eis a pergunta: Qual é o seu dom? Seja honesto consigo mesmo! Escolha algo que você realmente goste, mas, sobretudo esteja certo de que terá condições de executá-lo. Isso é ter um dom. Eu posso ter o dom para medicina, mas sem uma faculdade, fica impossível... Não concorda?
Segundo Passo:
Após você fazer uma profunda análise das suas habilidades para o trabalho, elabore uma lista de possíveis empresas em potencial, que eventualmente possam contratá-lo, o maior número possível e, sobretudo que ofereçam oportunidade de trabalho na área desejada.
Também você pode fazer uma lista de amigos ou conhecidos, que trabalham em alguma destas empresas, desejadas por você, e fale para eles sobre a sua necessidade e seu desejo. Lembre-se! Quem não é visto, não é lembrado.
Faça a lista e comunique-se, o caminho mais fácil para adquirir um trabalho é através dos amigos e conhecidos, pois eles serão o elo entre você e a empresa pretendida, ou então, você pode cadastrar-se nas agências de emprego ou nas que encaminham para trabalhos de estágios. Em sua cidade certamente existe alguma, caso não saiba onde encontrar, na prefeitura você poderá conseguir a informação adequada sobre tais balcões de emprego.
Para facilitar sua vida e a fazer uma escolha certa, vamos entender a tabela FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esta tabela é prática e funcional e você poderá utilizá-la em inúmeras situações, especialmente na elaboração de qualquer tipo de planejamento. Vamos ao entendimento:
Forças são características pessoais (conhecimento e etc.) e materiais, que podem potencializar o seu desempenho.
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que potencializarão seu plano, se adequadamente aproveitadas, podendo influenciá-lo positivamente.
Fraquezas são características intrapessoais, diz respeito ao estado emocional, físico, psicológico, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre o seu desempenho.
Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas por você, podem afetá-lo negativamente.
Qualquer que seja o plano pretendido, a tabela FOFA é muito funcional e auxiliará para a melhor tomada de decisão. Para aplicá-la, você pode elaborar no formato sugerido adiante. Na primeira linha e coluna, escreva a palavra FORÇAS e na segunda coluna escreva a palavra OPORTUNIDADES. Crie uma segunda tabela e em sua primeira linha e coluna, escreva a palavra FRAQUEZAS e na segunda coluna a palavra AMEAÇAS (nas páginas seguintes você encontrará um modelo prático). Vamos ao entendimento da funcionalidade desta tabela. Como estamos focados na busca do primeiro emprego, vamos nos direcionar a este caso especificamente, mas você pode associar a outras situações da sua vida. Neste caso, você deverá relacionar as principais empresas que poderão oferecer-lhe uma boa oportunidade de trabalho. De posse desta relação, ordene-as por grau de interesse e possibilidades, começando por perspectivas reais, tipo de atividade que venha de encontro ao seu interesse, e se há conhecidos que trabalham em alguma delas, para facilitar a sua chegada. Mas antes tenha em mente o que pretende para o seu futuro: Qual a profissão a ser seguida e Qual a faculdade desejada?
Relacione as faculdades e/ou universidades ao seu alcance. Escolha os cursos oferecidos que lhe causem algum interesse, detectando aquele dos teus sonhos (plano A), e avalie as possibilidades de realizá-lo. Caso isso não seja possível, por alguma razão, faça uma análise do seu perfil e veja entre os cursos oferecidos, previamente selecionados por você, o que mais tem a ver contigo (neste caso um plano “B”). Em algum momento você deve ter feito análise de aptidão profissional, se ainda não fez, faça o mais breve possível. Auxiliará na escolha da melhor opção, para sua carreira profissional. Para elaborar o seu plano B, Você pode criar uma tabela para cada curso pretendido, e relacionar os pontos a cada situação (FOFA), já que o “plano A” ficou um pouco distante, sendo:
Forças: Relacione todas as forças relevantes ao curso, inclusive recomendamos pesquisa, com profissionais da área, para ver quais as perspectivas de mercado e ganhos. Se conseguir identificar algo dos teus sonhos como Medicina, por exemplo, e que tenha viabilidade, foque neste e siga em frente, que o sucesso será questão de empenho e tempo. Neste caso, utilize a tabela FOFA, para traçar as suas metas pessoais e profissionais, no médio prazo, pelo menos. Mas, voltando ao plano “B”, faça o mesmo para as outras situações (Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Digamos que a escolha ficou por conta de três dos cursos oferecidos (não recomendamos relacionar mais que isso, pois será trabalhoso e improdutivo),claro que vai depender muito da dificuldade em encontrar o que pretende, por isso, vamos considerar para nosso estudo, estes três: Administração, Ciências Contábeis e Computação. Para esta análise, você fará três tabelas, criando para cada curso, uma tabela FOFA. Depois de concluídas, deverá fazer um estudo detalhado de cada caso, trabalhando inicialmente, a que apresenta menor índice de fraquezas e ameaças, e o maior índice de forças e oportunidades, pois até aqui escolhemos os cursos de acordo ao perfil, isso significa que estamos no caminho certo.
Para a busca do primeiro emprego, ou de um novo trabalho, utilize a mesma técnica para elaboração da tabela, e o índice de assertividade será alto, esteja certo disso. Veja no exemplo abaixo, como montar a tabela FOFA, e que esta possa auxiliá-lo diante às oportunidades vindouras, mas lembre-se, seja extremamente honesto consigo mesmo.
Allan, atentamente analisou o plano da tabela e começou a desenvolvê-la. Seu foco foi para uma empresa próxima de casa. Veja abaixo a tabela que ele criou:
Avaliado: Allan Jacques Tedesco
FORÇAS (potencialidades) |
OPORTUNIDADES (possibilidades) |
- Boa vontade - Concluindo ensino fundamental - Proximidade do trabalho - Informação da empresa e produtos - Plano de ingressar em Universidade - Conhecimento em informática - Cursos básicos da área de interesse - Participação na comunidade |
- Tem amigos que trabalham lá - Existem vagas em diversas áreas - Enviou seu currículo ao RH - Foi recomendado por um amigo - Definiu que área pretende atuar - Bom conceito da empresa - Poderá atuar em outras áreas afins - Plano de carreira da empresa |
Segunda tabela (algumas características)
FRAQUEZAS (pontos fracos) |
AMEAÇAS (perigos) |
- Timidez - Não estar cursando Faculdade - Sem cursos de especialização - Sem orientação específica |
- Jovens mais preparados - Despreparo para apresentar-se - insegurança - Falta de foco |
Importante: Esta tabela pode ser utilizada, em qualquer situação, para uma tomada de decisão mais assertiva, sendo: Na escolha de uma profissão, curso superior desejado, na compra de imóveis, aquisições financeiras ou outras tantas situações.
Depois de concluída a tabela, você identificará claramente os seus pontos fortes, e as fraquezas que precisam ser trabalhadas, para o plano de melhoria pessoal, e com isso, terá o perfil desenhado para a busca do melhor trabalho, podendo comparar as empresas e respectivas vagas propostas, considerando por ordem de importância, as que mais se aproximam ao seu potencial profissional.
Em uma entrevista, tome cuidado para não explicitar muito as suas fraquezas, isso poderá dificultar sua aprovação, porém, evite acrescentar características que não tenha. Vale aqui evidenciar, os teus pontos fortes. Quanto às oportunidades e ameaças, compete-lhe avaliar as que melhor lhe convém, para potencializar o seu desenvolvimento profissional.
Quanto maior for o índice de ameaças, mais atento deverá ficar, para minimizá-las e ampliar ao máximo, as suas oportunidades. Utilize a tabela FOFA para avaliar os pontos, e direcionar suas ações.
Terceiro Passo:
De posse da lista, ao identificar as empresas escolhidas, e as pessoas conhecidas que lá trabalham, mesmo que seja apenas um mero conhecido ou amigo, procure contatá-lo de forma discreta, para obter informações sobre a empresa, tais como:
a) – Como é trabalhar na empresa em questão?
b) – Quais são os responsáveis pela área que você gostaria de trabalhar?
c) – Quais são as perspectivas de crescimento?
d) – O que a empresa vende ou produz e etc.
Atenção: Tome nota de tudo. Será muito importante para sua estratégia de ação, e para um bom desempenho na desejável entrevista. Utilize a tabela FOFA, pois fortalecerá o seu plano.
Quarto Passo:
Marcar uma entrevista com o gerente da área de interesse, caso tenha sido recomendado, ou com o responsável pelo RH (Recursos Humanos). É difícil, mas necessário, porém não se iluda ao entregar um currículo para que o amigo encaminhe por você. Às vezes funciona, mas não confie totalmente. Prefira ir até a empresa e apresente-se, citando que foi recomendado, ou que obteve informação de fulano ou beltrano, sobre possível vaga.
Pois bem, meu jovem, estes são os primeiros passos, certo? Deve estar se perguntando: - E agora, o que devo fazer?
- Calma, se você foi até a empresa, teve a sorte de marcar a entrevista, possivelmente neste momento, você já está de posse de um bom currículo, certo?
- Ah! Não se esqueça de atender a alguns requisitos básicos, para que seu currículo seja bem apresentável. O ideal é você desenvolver um currículo digitalizado, para melhor apresentação, uma vez que a informática está ao acesso de todos. Evite que seja datilografado ou manuscrito. Procure elaborá-lo de maneira objetiva e direta. Não queira enfeitá-lo com palavras inadequadas ou inexpressivas, seja direto e claro. Veja a seguir um modelo prático e muito usual.