DEFINIÇÃO DO TERMO HOMILÉTICA

Por Fábbio Xavier | 09/04/2011 | Religião

DEFINIÇÃO DO TERMO HOMILÉTICA

Homilética é a ciência que se ocupa com a pregação cristã e, de modo particular, com o sermão proferido no culto, ou seja, no seio de uma determinada comunidade evangélica ou cristã. O termo Homilética provém do Gr. Homiletikós que significa escolhido, escorreito, que nada mais é do que a arte de elaborar e apresentar sermões. É a disciplina que nos leva a falar com elegância, desenvoltura e propriedade bíblica.
O termo Homilética provém também do vergo grego HOMILEIN, que era utilizado pelos gregos sofistas para expressar o sentido de "relacionar-se ou conversar" este termo passou a ser usado para denominar a "arte de pregar sermão". Daí deriva o termo "Homilética" e suas formas de expressão, pois desde então e muito cedo, a homilética passou a fazer parte da teologia prática.
Portanto, temos que deixar bastante claro que a homilética não é a mensagem, ela disciplina o pregador para melhor entregar a mensagem, Lembrando que no contexto teológico a mensagem é de Deus conforme os relatos bíblicos. Tinha como objetivo primordial desde o seu tempo remoto orientar os pregadores na dissertação de suas idéias e, ao mesmo tempo, fazer que os mesmos adquiram princípios gerais corretos e despertá-los a terem idéias do erro e falhas que os mesmo em geral cometem.
A homilética juntamente com a sua eloqüência em parceria com a capacidade intelectual de convencer pelas palavras que esclarecem, orientam e movem as pessoas. O orador que consegue mover as pessoas persuadi-las as aceitarem suas idéias, isso se chama eloquência, pois eloquência é a capacidade de persuadir pela palavra. A Bíblia diz que Apollo era eloquênte . O sermão bem elabora tem como objetivo convencer o público e seus ouvintes, um sermão bem elaborado com a Unção do espírito Santo, e com uma eloquência profunda, terá resultados maravilhosos, eis o porquê da homilética encontra-se vinculada a eloquência.
Dentro do ministério de Cristo a homilética ocupou o lugar central no que diz respeito a sua pregação plena. Nas sinagogas de Nazaré p Mestre descreveu a si mesmo como divinamente enviado, esta afirmação é ratificada nas palavras do médico Lucas:

O espírito do Senhor esta sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres, Envio-me aos para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos. E anunciar o ano aceitável do Senhor. Fechando o livro, devolveu aos assistentes, e assentou-se. Os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.


Mas, este fenômeno da homilética não estava apenas restrito ao Senhor Jesus e seus discípulos do NT, ao analisarmos o Antigo Testamento nos deparamos como um relato de um Profeta chamado de Jonas, que foi enviando por Deus para pregar ao povo de uma cidade chamada de Nínive .
Outro relato de persuasão por intermédio da Homilética é o de Esdras, que explanou a lei de Deus para o povo de tal forma que todos os entendessem e fossem convencidos pela eloquência e a homilética. Próximo ao ministério terreno de Jesus Cristo, apareceu certo homem conhecido como João Batista, filho de Isabel e o Sacerdote Zacarias, este pregou o evangelho do reino de Deus para os Judeus de tal forma que os persuadiram ao arrependimento.
Ao analisarmos a origem da Homilética propriamente dita, percebe que ela surgiu muito cedo na história da humanidade, embora não como o termo designado homiletikos (arte de pregar sermão) e homilia (arte da fala elegantemente ma oratória eclesiástica), mais como oratória pictográfica (sistema primitivo de escrita, da qual as idéia são expressa em forma de desenhos das coisas e das figuras).
Muito provável que sua origem seja do período da Mesopotâmia há mais de 3.000 anos A.C, para o auxilio da necessidade que os sacerdotes tinham de prestar contas dos recebimentos e gastos às corporações que pertenciam e faziam suas prédicas em defesa da existência miraculosa dos deuses do paganismo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANDRADE, Claudionor Correia. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, 344P.
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FERREIRA, João (Trad.). Bíblia de Estudo Almeida. 2. ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
FERREIRA, João (Trad.). Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
ITEPAMM. Curso Médio em Teologia. Juazeiro-BA, 2009