DEFINIÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL - O DEBATE DA FITS NA AMÉRICA LATINA E CARIBE
Por Estela Márcia Rondina Scandola | 13/11/2012 | SociedadeTexto elaborado a partir da participação no Workshop
Rio de Janeiro, 8 e 9 de março de 2012.
Doutoranda Estela Márcia Rondina Scandola
1 O CONTEXTO DA DISCUSSÃO
A Federação Internacional de Trabalhadores Sociais – FITS , é entidade que congrega as associações nacionais representativas de trabalhadores sociais e/ou assistentes sociais, fundada em 1928, em Paris, foi refundada após a 2ª. Guerra mundial, em 1956, em Munique. Está organizada por regiões continentais que são a África, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e Caribe e América do Norte, congregando os USA e Canadá.
Dentre os papéis que a FITS vem desempenhando internacionalmente está a definição do que é o Serviço Social. A atual definição de trabalho social foi aprovada na Assembleia realizada em Montreal, em 2000, e substituiu a definição existente desde 1982. As organizações latinoamericanas à época defenderam o posicionamento que não fosse definido naquela Assembleia uma definição mundial e que houvesse um amplo debate nas diferentes partes do mundo e se construísse consensos. Esta posição foi minoritária e a definição foi aprovada, com a indicação de revisão em dez anos, na Assembleia de Hong Kong (2010), o que não ocorreu, transferindo para Estocolmo, em 2012 esta agenda.
O Workshop sobre a definição do Serviço Social da FITS, ocorrido no Rio de Janeiro, congrega as organizações latinoamericanas e caribenhas. Neste evento que objetivou finalizar a proposta a ser apresentada em Estocolmo, estiveram presentes: 3 (três) representantes da FITS: América Latina, Caribe e Coordenador da FITS na Europa; Associação Internacional de Escolas de Trabalho Social /AIETS – Coordenação Internacional; Associação latino americana de investigação e ensino em Trabalho Social - ALAIETS; Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPS com 16 participantes; Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social- ENESSO; Grupo de Trabalho ampliado da discussão da definição em Serviço Social; 17 Conselhos Regionais de Serviço Social e 11 Conselheiros do CFESS.