Definição de radioatividade e radiação

Por Matheus Bernardes galieta | 05/12/2014 | Educação

Todo e qualquer tipo de matéria existente no universo, segundo a teoria atômica de Dalton (1766-1844) é constituído por átomos. Sendo assim devemos para falar de radiação, “temos que entrar no átomo. ’’ O átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons, a carga elétrica dos prótons é positiva, dos nêutrons nula e dos elétrons negativa. Sendo assim podemos dar sequencia a radiação.

  (http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=317)  Mundo Físico – UDESC Joinville - Lucas Souza e Silva - Engenharia Eletrônica

Segundo o conceito de radioatividade (conceitos.com) “Radioatividade ou radiatividade é conceituada como um fenômeno resultante da capacidade de alguns elementos químicos, fisicamente instáveis, de emitir energia sob a forma de partículas ou radiação, como o próprio nome indica, só existe pelo fato de que a instabilidade desses elementos radioativos provocam reações.” Sendo assim, podemos conceituar ainda mais tecnicamente a radioatividade, usando as formas de radiação alfa, beta e gama.

(vbhttp://lawer-nuclear.blogspot.com.br/2009/10/o-que-e-radiacao.html) – QUÍMICA NUCLEAR

Radioatividade é o fenômeno que ocorre pela capacidade de alguns elementos químicos, fisicamente instáveis, de emitir energia (os raios alfa, beta e  gama por exemplo) sendo assim a instabilidade desses elementos radioativos provocam reações na intenção de estabilizar-se. Porem para entender tudo isso temos que entender radiação e os raios.

Segundo estudos, “Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com velocidade e energia elevada.” Com os conceitos de radioatividade e radiação, podemos definir então, segundo a teoria de Dalton, os raios alfa, beta e gama.

(http://www.brasilescola.com/fisica/radiacao-eletromagnetica.htm) Marco Aurélio da Silva - Equipe Brasil Escola

-Alfa: São raios de carga positivas (prótons), ou seja, os raios alfas tem massa grande, pois em um átomo segundos as teorias baseadas em Dalton, tem menor massa e os nêutrons são ondas sem massa, ou melhor, com massa desprezível. Sendo assim, tem maior contato com a matéria e por isso tem pouca força para atravessar a matéria, com isso ele tem a capacidade de atravessar apenas algo com uma espessura próxima a uma folha de papel.

(Dr. Stella Alonso Rocha – IFPR) e (http://www.brasilescola.com/quimica/raios-alfa-beta-gama.htm)

-Beta: São raios de carga negativa (elétrons) com massa bem menor em relação aos prótons, sendo assim tem menor contato com a matéria, então pode atravessar bem mais que os raios alfas, algo equivalente a até um pedaço de madeira.

(Dr. Stella Alonso Rocha – IFPR) e (http://www.brasilescola.com/quimica/raios-alfa-beta-gama.htm)

-Gama: São raios com carga nula (nêutrons) com massa desprezível, então praticamente não tem contato com a matéria, então atravessa com muito mais potencia, atravessa até 5cm de uma placa de chumbo, ou seja, seu potencial é altíssimo. O principal problema da radiação para o ser humano é em relação aos raios gamas, pois ele tem potencial para alterar o DNA.

(Dr. Stella Alonso Rocha – IFPR) e (http://www.brasilescola.com/quimica/raios-alfa-beta-gama.htm)

Assim com esse trabalho conceituamos a radioatividade de forma técnica e relacionando tudo a principal teoria da química atual, a teoria atômica de Dalton.

Trabalho de Matheus B. Galieta

Referencias bibliográficas:

Dr. Stella Alonso Rocha – IFPR – 05/12/2014

(vbhttp://lawer-nuclear.blogspot.com.br/2009/10/o-que-e-radiacao.html) – QUÍMICA NUCLEAR - 04/12/2014

(http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal/projetos/fisica-moderna/fisica-das-particulas/textos/Textos_do_bloco_I.pdf.) – 04/12/2014

(http://www.brasilescola.com/quimica/radiacoes-alfa-beta-gama.htm) – 04/12/2014

(http://www.brasilescola.com/fisica/radiacao-eletromagnetica.htm) Marco Aurélio da Silva-Equipe Brasil – 04/12/2014

(http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=317)  Mundo Físico – UDESC Joinville - Lucas Souza e Silva - Engenharia Eletrônica – 04/12/2014