Dedos Amputados E Porcos

Por Sérgio Lisboa | 01/05/2008 | Crônicas

Essa semana saiu uma notícia em que pesquisadores norte-americanos conseguiram fazer com que o dedo de um indivíduo que havia sido amputado, crescesse novamente, através de um pó especial queestimulou ascélulas do dedo ao redor da parte decepada, a crescerem.

A parte regenerada possui pele, nervos, unha e até mesmo a impressão digital.

O pesquisador Stephen Badylak, da Universidade de Pittsburgh, desenvolveu o pó usando células da parte interna da bexiga de um porco.

Isso prova que devemos ser sempre muito humildes em nossos posicionamentos e não nos achar donos do mundo e senhores da natureza, pois podemos acabar precisando de um porco para nos regenerar, e o que é pior, da bexiga de um porco.

Se a bexiga de um porco pode ser usada para regenerar um dedo de nós humanos, não quero nem pensar qual parte anatômica dos suínos será necessária para reconstruir nossas almas.

Enquanto isso no Brasil, a Polícia Civil e o Ministério Público de Santa Catarina investigam um suposto esquema de fraudes envolvendo pessoas que cortaram os próprios dedos para receberem indenizações de seguradoras no Estado.

Por enquanto está descartada a hipótese do Presidente Lula fazer parte do esquema, uma vez que sua amputação ocorreu numa época anterior e em uma fábrica no ABC paulista.

Já foi descoberta uma conexão dessa quadrilha com os pesquisadores norte-americanos para uma regeneração dos membros amputados para um nova indenização das seguradoras.

Segundo fontes jornalísticas, foi descoberto integrantes da quadrilha que haviam sido indenizados por perda de três pés direitos e cinco mãos esquerdas. Quando detidos os membros da quadrilha, foi descoberta a participação de um vereador no esquema, cujo mesmo confessou que já havia sido indenizado pela perda da cabeça e nenhum dos seus colegas e eleitores sequer haviam percebido.

Um dos indiciados teve três casas queimadas e cinco dedos das mãos amputados para fraudar as seguradoras.

Quando repórteres ligaram para a casa do acusado, não puderam obter respostas, pois a mulher do mesmo tivera sua língua amputada e seu marido, considerado o chefe da quadrilha, tinha saído para buscar gasolina para fazer um foguinho.

Sérgio Lisboa.