DE CAPELA À PARÓQUIA: OS PRIMEIROS 75 ANOS DA PARÓQUIA DE ARAUÁ

Por Lucas Góes de Araújo | 01/02/2017 | Sociedade

1 - INTRODUÇÃO

 Em meados de 1855, na povoação do Arraial da Parida, deu-se início a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que teve seu dogma proclamado em 1854, um ano antes da construção, o qual declarava a santidade da Virgem Maria desde o primeiro momento de sua existência. Com a presença do catolicismo cada vez mais expressiva, a localidade logo passa a ser denominada de Arraial de Nossa Senhora da Conceição da Parida. O Templo religioso foi construído com a força e empenho dos senhores de engenho e de habitantes daquele núcleo de povoamento, em local favorável ao desenvolvimento local. O que fez a povoação migrar para os seus arredores, provocando o crescimento populacional e como consequência a elevação ao posto de freguesia em 1864, dando continuidade a um movimento de expansão que ocorria em Sergipe, uma vez que, segundo Andrade (2010), a construção desses edifícios religiosos tinha o objetivo de transformar uma povoação numa freguesia.

É esse templo religioso construído em 1855 que vamos estudar no presente artigo. Ao pesquisar os aspectos históricos de Arauá percebe-se em sua trajetória a constante religiosidade de seu povo. Desde o ano de construção do templo católico, o nome de Nossa Senhora reina no então município. Está presente nos trechos do seu hino, na primeira bandeira que trazia um lírio branco, que representa a “Flor de Nossa Senhora”, expressando a sua virgindade perpétua, circundado por exatas doze estrelas, com uma lua logo abaixo e uma serpente, que provavelmente representa a serpente que teve a cabeça esmagada pela virgem. Essas mesmas características são descritas na bíblia sagrada, no livro de Apocalipse: “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol, a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (12:1). A virgem também foi presença nas denominações do local (Arraial de Nossa Senhora da Parida e Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Arauá). Segundo o atual pároco, o Pe. Moésio de Almeida Santos, em sua homilia realizada na missa em comemoração aos 145 anos de emancipação política de Arauá, no dia 09 de abril de 2015, as terras de Arauá foram consagradas à Imaculada Conceição desde a sua existência, diante de tamanha influência desde as suas origens. Essa influência católica fez surgir a problemática, percebeu-se a necessidade de um estudo sobre o município, no campo cultural e religioso, através deum tema que o abordasse. Foi a partir deste momento que algumas questões acerca da Paróquia foram levantadas: Como tudo começou? Como foi escolhida a padroeira? Em que ano? Foram essas questões que provocaram a elaboração deste artigo: “De Capela a Paróquia: Os primeiros 75 anos da Paróquia de Arauá”, que tanto aborda sua origem, como traz os seus primeiros anos após o posto de Paróquia.

A elaboração deste, teve como referência a obra de Adelvan Macedo dos Santos, autor de “Arauá, o reencontro com o passado”, que buscou através dela fazer um resgate histórico do município, contribuindo também para retomar a identidade do seu povo. Um dos principais objetivos, além da compreensão do espaço, seus aspectos históricos e geográficos, com foco em todo o processo que envolve a igreja católica de Arauá, desde a sua origem à sua atuação como paróquia, de 1864 a 1939, foi a ideia de valorização da história, cultura e bens locais pelos moradores das pequenas cidades, utilizando a história local e explorando-a na produção de conhecimento, possibilitando a compreensão de que a partir dela podemos construir conteúdos, assim como o artigo aqui apresentado. 3 O processo de formação da Paróquia ocorreu devido a uma série de fatos. Para se chegar a eles foi necessária a busca de uma gama de fontes escritas, documentos da Diocese de Aracaju, da Paróquia de Arauá, fontes bibliográficas e entrevistasque possibilitassem, através do método qualitativo, o esclarecimento da problemática. É o que veremos a seguir.

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